A estrutura e o tema na poesia contemporânea, antologia poética “A Chuva Nos Ruídos”, de Vera Lúcia de Oliveira

Visualizações: 792

Autores

  • Kátia Cristina Pelegrino Sellin Universidade federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas/MS.
  • Ricardo Magalhães Bulhões Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas/MS

Palavras-chave:

Estrutura, Tema, Poesia contemporânea.

Resumo

Tomando por base as noções de análise estrutural, porém, sem deixar de lado à temática, procuraremos no presente trabalho de pesquisa fazer leitura interpretativa de alguns poemas que da poetisa brasileira contemporânea Vera Lúcia de Oliveira. Com versos minimalistas, alguns compostos de uma única palavra, os poemas são de uma criação original, textos claros, objetivos, que também nos direcionam a reflexões filosóficas, a partir das coisas simples que se relacionam com a vida e a existência humana. Ainda que sejam linhas simplistas, o estilo autoral aponta para o uso de figuras de linguagem diversificadas. Cabe-nos fazer uma leitura atenta com o objetivo de elucidar que o tema acaba por se vincular à forma, sendo elementos associáveis no horizonte da interpretação literária.

 

Biografia do Autor

Kátia Cristina Pelegrino Sellin, Universidade federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas/MS.

Aluna de mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas/MS.

Ricardo Magalhães Bulhões, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas/MS

Professor Doutor do Departamento de Letras e Pós-graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas/MS.

Referências

BOSI, Alfredo. A interpretação da obra literária. In:__________. Céu, inferno. 2 ed., São Paulo: Duas Cidades/34. 2003. p. 461-479.

____________. Sobre alguns modos de ler poesia: memórias e reflexões. In:__________. Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 2010. p. 7-48.

CÂNDIDO, Antônio. Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 2002.

HAMBURGER, Michael. A verdade da poesia. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 35-61.

LAFETÁ, João Luiz. Leitura de “Campo de flores”. In:________________. A dimensão da noite. São Paulo: Duas Cidades/34, 2004. p. 38-54.

VILLAÇA, Alcides. Expansão e limite da poesia de João Cabral. In: BOSI, Alfredo. Leitura de Poesia. São Paulo: Ática, 2010, p.143-169.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

PELEGRINO SELLIN, Kátia Cristina; BULHÕES, Ricardo Magalhães. A estrutura e o tema na poesia contemporânea, antologia poética “A Chuva Nos Ruídos”, de Vera Lúcia de Oliveira. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 14, p. 9–26, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1189. Acesso em: 19 abr. 2024.