A voz dos silenciados: um estudo sobre a poesia insubmissa de Ferreira Gullar

Visualizações: 598

Autores

  • Vanessa Paulino Venancio Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Voz, Silenciados, Poesia insubmissa, Ferreira Gullar.

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a poesia insubmissa de Ferreira Gullar, por que, em vez de criar poemas sob um lirismo ensimesmado, o poeta se propõe a fazer um canto de luta que dá voz àquelas pessoas que não têm voz. A abordagem mostra que seus versos são fruto de uma poesia que intervém nas questões de ordem social. Espera-se, portanto, esclarecer a discussão geradora da literatura interventiva de Gullar, que possui uma presença marcante de temáticas referentes à sociedade, de uma humanidade que envereda para os espaços dos menos favorecidos, trazendo para o universo da poesia personagens e cenários de um cotidiano costumeiramente proscrito.

 

Biografia do Autor

Vanessa Paulino Venancio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda de Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do grupo de pesquisa "Espaços de Leituras: Cânones e Bibliotecas".

Referências

GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

_______________. Sobre arte, Sobre poesia: uma luz do chão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

LYRA, Pedro. Literatura e ideologia: ensaios de sociologia da arte. Petrópolis: Vozes, 1979.

MARTINS, Elizabeth Dias. A poesia insubmissa de Roberto Pontes. Centro Universitário Ritter dos Reis – Revista Nonada. v. 1, nº 22, Porto Alegre, 2014, p. 1-15.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia e prosa. São Paulo: Cultrix, 2012.

__________________. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1997.

PONTES, Roberto. Poesia insubmissa afrobrasilusa: estudo da obra de José Gomes Ferreira, Carlos Drummond de Andrade e Agostinho Neto. Fortaleza: Edições UFC, Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1999.

VICTOR, Fábio. "‘Memórias’ de Gregório Bezerra traz à tona vida assombrosa de líder comunista". Folha Online. 6 de agosto de 2011. Acesso em: 25 de junho de 2016.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

VENANCIO, Vanessa Paulino. A voz dos silenciados: um estudo sobre a poesia insubmissa de Ferreira Gullar. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 14, p. 59–75, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1199. Acesso em: 16 abr. 2024.