A Poética do Solo

Visualizações: 601

Autores

  • Lays Viedes Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Literatura, Ensaio, Híbrido.

Resumo

Este ensaio literário tem como proposta (com)partilhar, a partir de uma medit(ação) filosófica, linguagens inflamadas que se deleitam em escutas e sentires pelos devires  e hibridizações que atravessam a experiência do corpo, os quais, são experiências privadas constituintes de linguagem. É uma tentativa de desenhar a realidade por meio da palavra, criando a possibilidade de viver a imagem literária no encontro com a potência viva da poesia que comunga valores que lutam, implicados pela representação, resiliência e resistência. Ao utilizar a metáfora como perspectiva dessa criação, o ensaio aponta acerca da significação e atribuição de sentido ao local utilizado com sublimidade – o Solo. Nesse propósito, tendo em vista que cada momento da escritura traz consigo elementos que se misturam com as situações vivenciadas baseando-se nas relações dialéticas estabelecidas entre a natureza interna (experiência proporcionada pelo corpo através da linguagem) e externa (lócus da apreensão de conhecimento do mundo), quais os reflexos que essa ação linguística infere sobre o leitor.

Biografia do Autor

Lays Viedes Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Minha primeira área de formação constitui-se em Filosofia Licenciatura, seguida de uma especialização Lato Sensu em Filosofia da Educação. Posteriormente, iniciei a viagem pelo mundo das Letras Habilitação Português, Inglês e respectivas Literaturas (interrompido em julho deste ano, mais ainda estou vinculada a instituição até o final de 2016). Minha grande área de interesse concentra-se em Literatura e estudos de linguagem. Trabalhei em projetos como PIBID e PIBIC, ambos com êxito.

Minha pesquisa atual volta-se para as questões socialmente relativas ao gênero na literatura, em especial a teoria de gênero como ferramenta de análise do texto literário.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

LIMA, Lays Viedes. A Poética do Solo. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 14, p. 276–280, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1292. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Criação Literária