O narrador no romance Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza

Visualizações: 1195

Autores

  • Osmar Casagrande Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Programa de Pós-Graduação em Letras

Palavras-chave:

narrador, experimentação formal, ficção brasileira contemporânea.

Resumo

Analisamos o papel do narrador no romance Aos 7 e aos 40 (2013), de João Anzanello Carrascoza. Para tanto, partimos das considerações sobre o narrador pós-moderno, de Silviano Santigo, marcando as semelhanças e, principalmente, as diferenças entre esse e o narrador de Carrascoza. Acrescentamos ainda o debate ente as observações de Silviano Santiago sobre o papel do narrador em relação a Walter Benjamin e Theodor Adorno. Recorremos à análise Marcelo Conde para abordar as principais características da escrita de Carrascoza em seus contos, mostrando o que surge de novo em Aos 7 e aos 40, que adota novas experimentações formais, destacado o papel do narrador nessas. Em seguida, recorremos a Jaime Guinzburg e Karl Erik Schøllhammer, para um sumário mapeamento do narrador na ficção brasileira contemporânea.

 

Biografia do Autor

Osmar Casagrande Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Programa de Pós-Graduação em Letras

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003. Tradução de Jorge de Almeida.

BENJAMIN, Walter. O Narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet.

CARRASCOZA, João Anzanello. Aos 7 e aos 40. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CONDE, Miguel. A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 34. Brasília, julho-dezembro de 2009, pp. 223-232.

GUINZBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas. Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, 2 (2012), pp. 199-221.

RUFFATO, Luiz. Entrevista a Heloísa Buarque de Holanda. Sem data. Disponível em: http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/entrevista-a-luiz-rufato/. Acesso em ago. 2016.

SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: _______. Nas malhas da letra. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

Schøllhammer, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SOBRE o autor. In: CARRASCOZA, João Anzanello. Aos 7 e aos 40. São Paulo: Cosac Naify, 2013. Paratexto editorial do romance Aos 7 e aos 40.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

CASAGRANDE JÚNIOR, Osmar. O narrador no romance Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 205–224, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1508. Acesso em: 29 mar. 2024.