Um olhar sobre as mulheres negras na literatura dos contos afro-brasileiros de Mestre Didi. Antonio Marcos dos Santos Cajé

Visualizações: 922

Autores

  • Antonio Marcos Cajé Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Palavras-chave:

cultura, conto, mulher, resistência, literatura.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os contos afro-brasileiros de Mestre Didi através de uma reflexão epistemológica, traçando uma junção da história e da memória abordada pelos contos nas personagens de mulheres negras, sendo analisados por uma episteme da cultura afro-brasileira. Além disso, fazer entender que os contos afro-brasileiros possuem um conhecimento carregado de saberes e fazeres cognitivos da tradição, para compreender a ideia de identidade, refletindo sobre as resistências e a luta no combate ao racismo e preconceito. Para compor o suporte teórico, foram abordados autores clássicos e contemporâneos em várias áreas do conhecimento, uma vez que o objeto do estudo é lançar um diálogo entre os âmbitos dos saberes históricos populares com os saberes encontrados nos contos de Mestre Didi. O resultado dessa abordagem revela-se na necessidade do resgate constitutivo dos contos na cultura e valores dos costumes, hábitos e tradição do povo negro. Vale ressaltar a importância das mulheres negras nas narrativas ficcionais que muito ensinam sobre uma realidade contribuindo para dissolver a misoginia em nossa cultura.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Cajé, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestrando em Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Bolsista da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia)

Colaborador da SECNEB – Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil e professor

Escritor de duas obra: Afrocontos: Ler e ouvir para transformar em 2014, Igbo e as princesas em 2106

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

CAJÉ, Antonio Marcos. Um olhar sobre as mulheres negras na literatura dos contos afro-brasileiros de Mestre Didi. Antonio Marcos dos Santos Cajé. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 252–266, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2031. Acesso em: 28 mar. 2024.