“Feliz caralho meu, exulta, exulta!”: a ambivalência do pênis em “O Elixir do Pajé”, de Bernardo Guimarães

Visualizações: 940

Autores

  • Samuel Carlos Melo Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Carnavalização, Poesia Brasileira, Romantismo

Resumo

Este trabalho efetua análise do poema narrativo “O Elixir do Pajé”, de Bernardo Guimarães. Além de Escrava Isaura (1875), o escritor mineiro teve relevante atuação como poeta, ignorada pela crítica. Sendo assim, inicia-se por uma breve exposição de sua produção poética, com destaque para a sua atuação como introdutor da poesia pantagruélica, produzida entre as décadas de 1840 e 1860 pelos poetas e estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Segue-se expondo as bases teóricas para a análise, partindo da consideração do poema como parte da longa tradição do poema narrativo, até a exposição de questões relativas ao tipo grotesco, especificamente as concepções de Victor Hugo (1802-1885) e Mikhail Bakhtin (1895-1975), para, por fim, efetuar análise dos processos de elaboração estrutural do poema.

Biografia do Autor

Samuel Carlos Melo, Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Goiás

Doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo - USP. Professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

CANDIDO, Antonio. A Poesia Pantagruélica. In: ________. O discurso e a cidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2010

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática. Série

Princípios. 1998.

GOMES, Álvaro Cardoso; VECHI, Carlos Alberto. A estética romântica. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

GRIMAL, Pierre. Dicionário da mitologia grega e romana. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

GUIMARÃES, Bernardo. Poesia erótica e satírica. Prefácio, organização e notas de Duda Machado. Rio de Janeiro: Imago Ed, 1992.

HANSEN, João Adolfo. Notas sobre o gênero épico. In: TEIXEIRA, Ivan (Org.). Épicos. (Prosopopéia, O Uraguai, Caramuru, Vila Rica, A Confederação dos Tamoios, I Juca Pirama). São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial. 2008.

HUGO, Victor. Do Grotesco e do Sublime. Tradução e notas de Célia Berrettini. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KAYSER, Wolfgang Johannes. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009

SALES, José Batista de. Poema Narrativo. In: CEIA, Carlos. E - Dicionário de Termos Literários. . Data de acesso: 10-04-2018.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

MELO, Samuel Carlos. “Feliz caralho meu, exulta, exulta!”: a ambivalência do pênis em “O Elixir do Pajé”, de Bernardo Guimarães. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 163–188, 2018. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2611. Acesso em: 28 mar. 2024.