A contribuição da universidade aberta para se envelhecer com qualidade de vida

Visualizações: 585

Autores

  • Eliotério Fachin Dias Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0001-9754-9662
  • Estela Duveza Teixeira Tanaka Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Geisikely Medeiros Palácios Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros já não é novidade no ambiente acadêmico, contudo, o que vem tirando o sono do poder público e da sociedade em geral, principalmente da população idosa é o “Como” reinseri-los na sociedade. O poder público aos poucos traz algumas modificações no ordenamento jurídico a fim de primar pelo envelhecimento saudável e na qualidade de vida da pessoa idosa. Uma das respostas a estas indagações foi encontrada na França em 1973, com a criação da primeira Universidade Aberta da Terceira Idade. A partir de então, esse modelo de participação do idoso na sociedade vem a cada dia mais se manifestando nas universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Eliotério Fachin Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente dos Cursos de Graduação em Direito e de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Estela Duveza Teixeira Tanaka, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Estudante do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Geisikely Medeiros Palácios, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Estudante do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Downloads

Publicado

2017-08-10

Como Citar

Dias, E. F., Tanaka, E. D. T., & Palácios, G. M. (2017). A contribuição da universidade aberta para se envelhecer com qualidade de vida. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/1817

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>