A mediação como garantia da tutela jurisdicional no Direito de Família

Visualizações: 578

Autores

  • Thanany Maisa de Andrade e Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Vânia Mara Basilio Garabini Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O estudo tem como objetivo principal descrever como vem ocorrendo a mediação como garantia da tutela jurisdicional no direito de família. Advogados e futuros advogados necessitam conhecer o instituto da mediação aplicado aos processos que envolvem o direito de família, tendo em vista sua inserção nestes procedimentos trazidos pela resolução nº 125 de 29 de novembro de 2010 que instituiu a Política Judiciária Nacional de Tratamento aos Conflitos. O embasamento teórico foi construído a partir de autores como Maria Berenice Dias, Águida Arruda Barbosa e Conrado Paulino da Rosa. A metodologia de pesquisa é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Os resultados da pesquisa apontam que ainda precisamos avançar muito em termos de mediação no direito de família, mas que os primeiros passos já foram dados a caminho de uma justiça mais célere e eficaz.

Biografia do Autor

Thanany Maisa de Andrade e Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Vânia Mara Basilio Garabini, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense. Doutoranda em Sistema Constitucional de Garantias de Direito pelo Instituto Toledo de Ensino ITE – CEUB. Pesquisadora e Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2017-08-10

Como Citar

Silva, T. M. de A. e, & Garabini, V. M. B. (2017). A mediação como garantia da tutela jurisdicional no Direito de Família. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/1819

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>