A ALIENAÇÃO PARENTAL NOS CASOS DE SEPARAÇÕES JUDICIAIS

Visualizações: 665

Autores

  • Betina Vilas Boas de Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Hassan Hajj Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sl (UEMS)

Resumo

O presente resumo expandido busca observar sobre a Alienação Parental e seus efeitos nas crianças. Esse problema começou a ser discutido na obra A Síndrome de Alienação Parental 3que definiu a SAP como um distúrbio que surge principalmente no contexto das disputas pela guarda das crianças. Com o intuito de diminuir esses acontecimentos foi criada a Lei 12.318/10 para tratar desse assunto que afeta as nossas crianças: a Síndrome da Alienação Parental uma denominação recente (1985), mas frequente nas separações. Com a raiva de um fim de relacionamento, é muito comum que um dos pais utilize de sua autoridade e confiança para denegrir o outro conjugue para criança, levando assim a criança a sentir magoa e rejeitar qualquer aproximação ou vínculo com um de seus genitores. Nessa vereda, no corpo desse trabalho vamos averiguar como essa Lei é de extrema importância para que as crianças não sejam usadas como um objeto após o divórcio de seus genitores. Vários juristas, psicólogos e assistentes sociais estão se adaptando a essa síndrome e procurando formas de evitar que a criança sofra o menos possível, já que a separação dos pais já é um acontecimento doloroso.

Biografia do Autor

Betina Vilas Boas de Freitas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do 5º ano do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Hassan Hajj, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sl (UEMS)

Graduado em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Integradas de Dourados (UNIGRAN), Especialização em Processo Civil - UNIGRAN (1997) e Mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Prática Jurídica do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), Prática Jurídica e Processo Civil na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Estágio Supervisionado I e II dos Cursos de Graduação em Direito e de PósGrauação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2018-02-03

Como Citar

Freitas, B. V. B. de, & Hajj, H. (2018). A ALIENAÇÃO PARENTAL NOS CASOS DE SEPARAÇÕES JUDICIAIS. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2000

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>