APLICAÇÃO DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR NO JUDICIÁRIO

Visualizações: 1125

Autores

  • Gabriela Ribeiro Mendonça Maldonado Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Luiz Tadeu Martins de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

A terapia se desenvolveu em meados da década de 1970. A prática da Constelação Familiar, lida mais com a intuição e as emoções do que com o racional. Constelado é representado por outra pessoa e essas outras pessoas podem reproduzir papéis subjetivos, como doença, sofrimento, dinheiro. É uma dinâmica que pode acontecer em grupo ou individual, quando acontece em grupo as pessoas participantes não podem se conhecer e quando individual o próprio terapeuta assume os papéis durante a constelação. A constelação vem sendo aplicada em processos judiciais com a finalidade de obter maiores índices de acordo. Quando aplicados em processos, as pessoas reproduzem situações reais, que podem ser desde questões familiares como divórcio, herança, adoção, quanto em relação a infratores, com a finalidade de descobrir a verdadeira origem do problema e solucionar isso na sua origem.

Biografia do Autor

Gabriela Ribeiro Mendonça Maldonado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS

Luiz Tadeu Martins de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduado nos Cursos de Graduação em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Integradas da Grande Dourados (SOCIGRAN, atualmente UNIGRAN), e em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Especialista em Metodologia do Ensino e dm Direito Processual Civil (UNIGRAN) e Aperfeiçoamento em Hipnose pelo Instituto Milton Erickson de Campo Grande MS/SP; e Formação Continuada em Psiquiatria e Hipnoterapia. Docente efetivo dos Cursos de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com ênfase em Sociologia Jurídica, Filosofia Jurídica e Psicologia Geral e Jurídica e Psicologia das Relações Interpessoais. Psicólogo Clínico e Hipnólogo Educativo.

Downloads

Publicado

2018-02-03

Como Citar

Maldonado, G. R. M., & Oliveira, L. T. M. de. (2018). APLICAÇÃO DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR NO JUDICIÁRIO. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2004