A PROBLEMÁTICA DA HERMENÊUTICA JURÍDICA

Visualizações: 520

Autores

  • Lucas Barreto Gonçalves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Acelino Rodrigues de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

As mudanças drásticas na economia e no pensamento sobre a organização da sociedade trouxeram sérias mazelas à efetivação dos direitos conquistados ao longo da história, sendo por demais relativizadas as regras do jogo democrático, ora exercendo o juiz um papel incisivo e participativo, ora exercendo papel de mero observador do caos que se instala no sistema judiciário, e ora sendo ele próprio o agente e o maquinário que projeta este caos. Na busca das causas da evidente corrosão dos direitos e do sistema que os protegem, juristas se põem aflitos a produzir as mais convenientes justificativas para qualquer novel ação legiferante do magistrado, ainda que por demais absurdas, e introduzem no sistema de ensino jurídico seus anseios pouco científicos (STRECK, 1999), alimentados pelas tendências sócio-econômicas do mercado de ensino jurídico, reproduzindo os textos que causam a infertilidade dos solos do conhecimento jurídico.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria Geral do Direito; Hermenêutica Jurídica; Filosofia do Direito; Sociologia do Direito.

Biografia do Autor

Lucas Barreto Gonçalves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acelino Rodrigues de Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas de Dourados (1994), Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense (2005) e Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2018-02-03

Como Citar

Gonçalves, L. B., & Carvalho, A. R. de. (2018). A PROBLEMÁTICA DA HERMENÊUTICA JURÍDICA. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2244