MEDIAÇÃO UMA ALTERNATIVA NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS DE GUARDA DE MENORES

Visualizações: 621

Autores

  • Thanany Maisa de Andrade e Silva Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Francielle Pires Duarte Sommer Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

O estudo tem como objetivo principal descrever o instituto da mediação e como ele pode ser usado para solucionar conflitos envolvendo menores, especificamente em decisões de guarda, com ênfase na guarda compartilhada. É importantíssimo propagar o conhecimento sobre mediação, suas diferenças de outros institutos semelhantes a exemplo de arbitragem e conciliação. O embasamento teórico foi construído a partir de autores como Maria Berenice Dias, Águida Arruda Barbosa e Conrado Paulino da Rosa e Pablo Stolze. A metodologia de pesquisa é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Os resultados da pesquisa apontam que a lei que trata da obrigatoriedade da guarda compartilhada é um avanço para nossa sociedade, assim como a mediação que é uma excelente forma de solução consensual de conflitos e pode trazer grandes avanços a família brasileira.

Palavras-chave: Direito de família, mediação, guarda.

Biografia do Autor

Thanany Maisa de Andrade e Silva Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Francielle Pires Duarte Sommer, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduada em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo-RS. Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Docente colaboradora do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do MS.

Downloads

Publicado

2018-02-03

Como Citar

Silva, T. M. de A. e S., & Sommer, F. P. D. (2018). MEDIAÇÃO UMA ALTERNATIVA NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS DE GUARDA DE MENORES. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2262

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>