PARA ALÉM DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM (RE) PENSAR DOS DIREITOS DAS MULHERES

Visualizações: 514

Autores

  • Ana Beatriz Nunes Garrido Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Rosely Aparecida Stefanes Pacheco Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Este trabalho busca analisar e discutir a violência obstétrica enquanto pratica realizada em alguns hospitais brasileiros. A partir de uma análise bibliográfica faz-se uma discussão sobre o conceito de referida violência, dos atos considerados como violentos, das normas vigentes no país a fim de proteger e coibir tais práticas, bem como da inefetividade em cumprir determinadas normas. Por fim, buscar-se-á compreender o tema em questão a fim de coibir esta prática violenta contra a parturiente.

Palavras-chave: Violência Obstétrica; parturiente; mulher; legislação

Biografia do Autor

Ana Beatriz Nunes Garrido, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Rosely Aparecida Stefanes Pacheco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrado em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Aluna assistente do Programa de Mestrado em Derecho, Etnodesarrollo y Derecho Indígena pela Universidad Nacional Autonoma de México/DF (UNAM). Especialização em Antropologia Jurídica pela Universidad de Chile. Docente efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Downloads

Publicado

2018-02-03

Como Citar

Garrido, A. B. N., & Pacheco, R. A. S. (2018). PARA ALÉM DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM (RE) PENSAR DOS DIREITOS DAS MULHERES. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2283

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>