TRATADOS INTERNACIONAIS E O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS INFLUÊNCIAS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Visualizações: 1550

Autores

  • Guilherme Felipe Ribeiro Gomes Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Nathalia Alves de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Eliotério Fachin Dias Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) https://orcid.org/0000-0001-9754-9662

Resumo

O princípio da presunção de inocência é um instituto previsto no artigo 5º,
inciso LVII da Constituição Federal de 1988. Refere-se a uma garantia processual atribuída ao acusado pela prática de uma infração penal, oferecendo-lhe a prerrogativa de não ser considerado culpado até que a sentença penal condenatória transite em julgado. Todavia, devido a sua importância, é reconhecido também em âmbito internacional. O Pacto de São José da Costa Rica prevê em seu artigo 8º as garantias judiciais, reafirmando o direito de ser considerado inocente até a comprovação da culpa. Palavras-chave: Princípio de Presunção de Inocência; Tratados Internacionais; Culpabilidade; Pacto de São José da Costa Rica; Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Guilherme Felipe Ribeiro Gomes Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS), Unidade Universitária de Dourados/MS

Nathalia Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS), U. U. Dourados/MS

Eliotério Fachin Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutorando em Direito do Estado- DINTER UFMS/USP; Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados; Especialista em Direito das Obrigações pelo Centro Universitário da Grande Dourados; Graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário da Grande Dourados.

Referências

CASTRO, Douglas Camarano de. Estado de Inocência e a Ordem Pública: Prisão Preventiva e Violação de Direitos Humanos. Disponível em:

<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/12282/12282_4.PDF>. Acesso em 16 jul. 2018.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: a teoria do garantismo penal. Trad. Ana Paula et al. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.

GROTIUS, Hugo. De Jure Belii ac pacis. In: BODENHEIMER, Edgard. Ciência do direito. Rio de Janeiro: Forense, 1996, p. 50.

KAFKA, Franz. O processo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

MAIA, Jayme de Mariz. Economia Internacional e comércio exterior. 14ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. p. 308.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 5ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

NUNES, Rizzatto. Manual ao estudo de direito: com exercícios para sala de aula e lições de casa. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

PEQUENO, Izadora de Lima; PRADO, Florestan Rodrigo do. Análise da

constitucionalidade da Lei 12.654/12 acerca da criação do banco de dados de perfis enéticos. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/revista/index.php/ETIC/article/view/4841/4594>. Acesso em: 14 jun. 2018.

QUEIJO, Maria Elizabeth. O direito de não produzir prova contra si mesmo: o princípio nemo tenetur se detegere e suas decorrências no processo penal. 2° ed. 2012.

RECHSTEINER, Beat Walter. Direito Internacional Privado: Teoria e Prática. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ROQUE, Sebastião José. Declaração dos direitos do homem e do cidadão: o início do nosso direito. Disponível em: <http://conteudojuridico.com.br/?

colunas&colunista=29702_Sebastiao_Roque&ver=1158>. Acesso em: 16 jul. 2018.

SANTOS, José Roberto dos; SILVA, Eliel Geraldino da. A garantia constitucional da presunção da inocência no estado democrático de direito brasileiro. Disponível em:<https://jus.com.br/artigos/34474/a-garantia-constitucional-da-presuncao-da-inocenciano-estado-democratico-de-direito-brasileiro>. Acesso em 14 jun. 2018.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 6.ed.rev.atual.e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2006.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Silva, G. F. R. G., Oliveira, N. A. de, & Dias, E. F. (2021). TRATADOS INTERNACIONAIS E O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS INFLUÊNCIAS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 5(7). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/3083

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>