Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Web Revista Linguagem, Educação e Memória é iuma publicação semestral faz parte de um projeto conveniado pelo Centro de Memória Jindřich Trachta e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Destina-se à publicação de artigos de professores e alunos dos cursos de Letras ou de qualquer colaborador que esteja vinculado a alguma instituição universitária.

A revista acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado na área de letras, linguística e educação, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas, de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

 

Abaixo segue a descrição do processo completo, desde a recepção até a publicação.

1 – Todo texto submetido à revista passa por uma primeira triagem para determina a que sessão o texto.

2 - Identificada e determinada a sessão, o texto é direcionado para o Editor do número ou do dossiê, se for o caso.

3 – O terceiro passo é uma nova triagem para identificar se o texto atende às normas técnicas da Web Revista Linguagem, Educação e Memória caso não atenda, o texto é devolvido ao(s) autor(es) para ajustes, pedimos então que a submissão seja efetuada novamente. Dentre as normas obrigatórias está o anonimato do autor no arquivo submetido, para que possamos garantir uma avaliação segura de quaisquer influências. É proibida qualquer identificação do autor no arquivo como um todo.

4 – Passando pela etapa anterior o texto é direcionado aos avaliadores especialistas na temática do artigo. O texto é remetido aos avaliadores pelo sistema OJS sem quaisquer identificações do(s) autor(es), para que possamos garantir uma avaliação segura de influências. Todos os textos são remetidos a dois avaliadores anônimos. Em caso de avaliações divergentes o texto é remetido a uma terceira avaliação, também anônima, sem que o terceiro avaliador saiba de qualquer uma das duas avaliações anteriores.

5 – Após as avaliações pelo parecerista, o texto passará por uma avaliação final pelos Editores do Dossiê que darão a palavra final sobre os pareceres.

6 - Os resultados das avaliações variam em três (3) categorias: 1 – Aprovado para publicação (Sem quaisquer restrições ou modificações); 2 – Aprovado para publicação, com correções obrigatórias (Neste caso o texto só será publicado se o(s) autor(es) atenderem às modificações solicitadas pelos pareceristas); 3 – Não recomendado para publicação (Artigo rejeitado e o processo de submissão se encerra)

7 – Quando o resultado das avaliações for “Aprovado para publicação, com correções obrigatórias” será remetido um e-mail para o(s) autor(es) especificando a data de entrega das correções. Ao retornar das correções feitas pelo autor, o texto é novamente encaminhado ao parecerista para que este confira se as exigências foram atendidas.

8 – Terminadas as verificações das correções de exigências dos pareceristas o texto irá para o processo de formatação e diagramação.

9 – Após formatado e diagramado o texto é novamente revisado pelo revisor da Web Revista Linguagem, Educação e Memória

10 – Terminadas as revisões o arquivo é convertido em formato PDF para então ser publicado.

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Web Revista Linguagem, Educação e Memória, ISSN: 22237-8332  editada pela Universdiade Estadual de Mato Grosso do Sul, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Licenciamento

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Política de Preservação Digital

A Web Revista Lingugagem Educação e Memória é hospedada no Portal de Periódicos da UEMS o que garante a preservação de seu conteúdo digital. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente.

Processo de Avaliação por pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

 

Abaixo segue a descrição do processo completo, desde a recepção até a publicação.

1 – Todo texto submetido à revista passa por uma primeira triagem para determina a que sessão o texto.

2 - Identificada e determinada a sessão, o texto é direcionado para o Editor do número ou do dossiê, se for o caso.

3 – O terceiro passo é uma nova triagem para identificar se o texto atende às normas técnicas da Web Revista Linguagem, Educação e Memória caso não atenda, o texto é devolvido ao(s) autor(es) para ajustes, pedimos então que a submissão seja efetuada novamente. Dentre as normas obrigatórias está o anonimato do autor no arquivo submetido, para que possamos garantir uma avaliação segura de quaisquer influências. É proibida qualquer identificação do autor no arquivo como um todo.

4 – Passando pela etapa anterior o texto é direcionado aos avaliadores especialistas na temática do artigo. O texto é remetido aos avaliadores pelo sistema OJS sem quaisquer identificações do(s) autor(es), para que possamos garantir uma avaliação segura de influências. Todos os textos são remetidos a dois avaliadores anônimos. Em caso de avaliações divergentes o texto é remetido a uma terceira avaliação, também anônima, sem que o terceiro avaliador saiba de qualquer uma das duas avaliações anteriores.

5 – Após as avaliações pelo parecerista, o texto passará por uma avaliação final pelos Editores do Dossiê que darão a palavra final sobre os pareceres.

6 - Os resultados das avaliações variam em três (3) categorias: 1 – Aprovado para publicação (Sem quaisquer restrições ou modificações); 2 – Aprovado para publicação, com correções obrigatórias (Neste caso o texto só será publicado se o(s) autor(es) atenderem às modificações solicitadas pelos pareceristas); 3 – Não recomendado para publicação (Artigo rejeitado e o processo de submissão se encerra)

7 – Quando o resultado das avaliações for “Aprovado para publicação, com correções obrigatórias” será remetido um e-mail para o(s) autor(es) especificando a data de entrega das correções. Ao retornar das correções feitas pelo autor, o texto é novamente encaminhado ao parecerista para que este confira se as exigências foram atendidas.

8 – Terminadas as verificações das correções de exigências dos pareceristas o texto irá para o processo de formatação e diagramação.

9 – Após formatado e diagramado o texto é novamente revisado pelo revisor da Web Revista Linguagem, Educação e Memória.

10 – Terminadas as revisões o arquivo é convertido em formato PDF para então ser publicado.

Sponsors

Agradecemos à PROEC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pelo apoio logístico.

We thank the Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul for logistical support.

Fontes de Apoio

Agradecemos ao Centro de Memória JINDŘICH TRACHTA na pessoa do Dr. Evandro Trachta do Amaral e Silva.

We thank the Centro de Memória JINDŘICH TRACHTA in the person of Dr. Evandro Trachta do Amaral e Silva.

Histórico do periódico

A criação da Web Revista Linguagem, Educação e Memória, de publicação semestral, faz parte de um projeto conveniado pelo Centro de Memória Jindřich Trachta e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. A Web Revista além do propósito de divulgação de resultados de pesquisa visa também homenagear a memória do senhor Jindřich Trachta pela sua contribuição histórica no Estado de Mato Grosso do Sul. A primeira edição foi, no segundo semestre de 2011, quando foram editados os oito primeiros textos. Houve apoio do Dr. Evandro Trachta de Amaral e Silva( CMJT), quem vem contribuindo com a divulgação da revista junto aos autores tchecos. Outro nome, que não poderia ser deixado de lembrar é do Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues, da UEMS, que contribui com o nome da revista e com as primeiras ideias para a editoração. Nestes anos, nunca houve um número, que não fosse editado, graças ao Prof. Dr. Paulo Cesar Tafarello, da UNEMAT, que trabalhou incansavelmente na parte técnica da revista. A ProfªDrª Eliane Maria de Oliveira Giacon é editora chefe da revista desde 2011 e a partir de 2016 contará com o auxílio da Profª Drª Iva Svolodová, da Universidade de Masaryk, República Tcheca. A revista foi hospedada no site: http://www.giacon.pro.br/lem/.  E permanece no ar, neste endereço, até novembro de 2015.

A partir de  dezembro de 2015, o endereço da revista passou a figurar no portal de periódicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

http://periodicos.uems.br/novo/index.php/index/login

A revista é B5 no Qualis/CAPES, em 2015.

A Revista está no Latindex

 

The creation of the Web Language, Memory and education Magazine, biannual publication, is part of a project agreed upon by Jindřich memory Center and State University Trachta of Mato Grosso do Sul, Campo Grande University Unit. The Web Magazine beyond the scope of search results, it also aims to pay tribute to the memory of Mr Jindřich Trachta for his contribution history in the State of Mato Grosso do Sul. The first edition was in the second half of 2011, when the first eight texts were edited. There was support of Dr. Evandro Trachta of Amaral e Silva (CMJT), who has contributed to the dissemination of the magazine with the Czech authors. Another name, which could not be left to remember is Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues, of the UEMS, which helps with the name of the magazine and the first ideas for publishing. In these years, there's never been a number, that it wasn't edited, thanks to Prof. Dr. Paulo Cesar Tafarello, UNEMAT, who worked tirelessly in the technical part of the magazine. The Profª Dra. Eliane Maria de Oliveira Giacon is editor in Chief of the magazine from 2011 and from 2016 will have the aid of Profª Dra Iva Svolodová, Masaryk University, Czech Republic. The magazine was hosted on the website: http://www.giacon.pro.br/lem/.  And remains in the air, at this address until November 2015.

 From December 2015, the address of the magazine went on to appear in the portal of journals of the Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

http://periodicos.uems.br/novo/index.php/index/login

The magazine is B5 in Qualis/CAPES, in 2015.

The magazine is in Latindex