O lúdico no ensino de língua portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental: buscando outras formas de ensino e aprendizagem

Tatiane Peres Zawaski, Vera Lúcia Ramirez

Resumo


O foco deste artigo é apresentarmos a análise bem como a discussão dos dados referentes a uma pesquisa sobre a inserção de jogos, no ensino de língua portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa, constatamos que os jogos podem ser considerados uma ferramenta de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, de forma que eles levam os alunos a uma aprendizagem significativa. Os estudos realizados por Vygotsky (2007), Tezani (2006) e Antunes (2003), assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) nos deram um suporte teórico, possibilitando a reflexão teórica durante o processo de pesquisa e análise dos dados deste estudo.


Palavras-chave


Ensino, Aprendizagem, Jogo, Prática Pedagógica

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ISSN: 2237-8332