O lúdico no ensino de língua portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental: buscando outras formas de ensino e aprendizagem

Visualizações: 1654

Autores

  • Tatiane Peres Zawaski Unilasalle
  • Vera Lúcia Ramirez Centro Universitário La Salle

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Jogo, Prática Pedagógica

Resumo

O foco deste artigo é apresentarmos a análise bem como a discussão dos dados referentes a uma pesquisa sobre a inserção de jogos, no ensino de língua portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa, constatamos que os jogos podem ser considerados uma ferramenta de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, de forma que eles levam os alunos a uma aprendizagem significativa. Os estudos realizados por Vygotsky (2007), Tezani (2006) e Antunes (2003), assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) nos deram um suporte teórico, possibilitando a reflexão teórica durante o processo de pesquisa e análise dos dados deste estudo.

Biografia do Autor

Tatiane Peres Zawaski, Unilasalle

Aluna Especial do Mestrado em Educaçãopela Universidade La Salle - Unilasalle. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – CESUCA (2011), Licenciada em  Pedagogia – Orientação Educacional, pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2006),  Licenciada em Letras, pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. Atualmente é Orientadora Educacional da rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e Professora de Língua Portuguesa da rede Privada de Ensino. Tem experiência na área de Orientação Educacional, Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Ensino Fundamental e Médio), atendimento Psicopedagógico e Orientação Profissional.

Vera Lúcia Ramirez, Centro Universitário La Salle

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su. Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário La Salle e professora colaboradora do Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle.

Downloads

Publicado

2018-02-20

Como Citar

Zawaski, T. P., & Ramirez, V. L. (2018). O lúdico no ensino de língua portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental: buscando outras formas de ensino e aprendizagem. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 2(13), 92–106. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1813