Translação do Conhecimento e Extensão Universitária: reflexões iniciais

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Autores

  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira Universidade de Guarulhos

Resumo

A translação do conhecimento tem como finalidade construir boas práticas e formular políticas baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis e na interação com atores sociais relevantes. O presente ensaio reflexivo tem como objetivo apresentar as potencialidades e os desafios da extensão universitária na perspectiva translacional. A matriz analítica para a avaliação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode favorecer a compreensão sobre a aplicabilidade do conhecimento em ações integradas com serviços locais e comunidades, possibilitar a adoção de metodologias investigativas comprometidas com a transformação da realidade e contribuir para a formação de agentes de mudança. 

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Biografia do Autor

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade de Guarulhos

Enfermeiro e Educador em Saúde Pública. Professor Doutor da Universidade de Guarulhos (UNG) e da Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP).

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Publicado

2017-07-20

Como Citar

Pina-Oliveira, A. A. (2017). Translação do Conhecimento e Extensão Universitária: reflexões iniciais. BARBAQUÁ, 1(1), 17–22. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1477

Edição

Seção

Artigos