Universidade Aberta à Pessoa Idosa – UnAPI/UFMS: transformando realidades

Visualizações: 678

Autores

  • Suzi Rosa Miziara Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Camilia Polisel Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ramon Moraes Penha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eduardo Ramirez Meza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O Estatuto do Idoso determina, (art. 25), que “o Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas”. Na tentativa de contribuir para a concretização desse direito, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pelo processo de formação de profissionais e de cidadania, implantou em 2011 a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS). O objetivo geral é propiciar ao idoso acesso à Universidade na forma de educação continuada, oportunizar o empoderamento por meio do conhecimento do processo de envelhecimento e promover sua (re)integração na sociedade. A linha pedagógica adotada são Metodologias Ativas e os atores envolvidos são indivíduos com idade igual ou superior a sessenta anos, discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS.  As atividades oferecidas são trabalhadas em forma de roda de conversa possibilitando a Educação em Saúde com temáticas diversas e oficinas de Cultura e Lazer com objetivo de desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências dos atores.  O desenvolvimento deste projeto, têm impacto diretamente na qualidade de vida, devido as novas redes sociais estabelecidas, novos conhecimentos e habilidades desenvolvidas e reflexões sobre seu processo do envelhecimento. Para os discentes têm contribuído para a construção profissional e atuação interdisciplinar nas questões relativas ao trabalho com o idoso. Neste cenário, a UnAPI/UFMS têm sido um grande desafio para a transformação da realidade, do idoso no seu processo de envelhecimento, da comunidade acadêmica no exercício profissional e da comunidade sul-mato-grossense na responsabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzi Rosa Miziara Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Fisioterapia

Áreas: Saúde do Idoso, Saúde Coletiva

Camilia Polisel Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Farmácia

 

Ramon Moraes Penha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Enfermagem

Eduardo Ramirez Meza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

PROECE - UFMSPró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes

Referências

BESSE, M.; CECÍLIO, L. C.; LEMOS, N. D. (2014, junho). A Equipe Multiprofissional em Gerontologia e a Produção do Cuidado: um estudo de caso. Revista Kairós Gerontologia, 17(2), pp.205-222

CRUZ, I. B. M; SCHWANKE, C.H.A. Reflexões sobre a biogenrontologia como uma ciência generalista, integrativa e interativa. Estud. interdiscip. envelhec., Porto Alegre, v.3, p.7-36, 2001.

CAMARANO, A. A; PASINATO, M.T. O envelhecimento populacional na agenda das políticas públicas. In : CAMARANO, Ana Amélia (org.). Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro : IPEA, 2004. cap. 8. p. 253-292.

DIOGO, M. J. D’E. Formação de recursos humanos na área da saúde do idoso. Rev Latino-am Enfermagem 2004 março-abril; 12(2):280-2.

MONTEIRO, E. M. L. M; VIEIRA, N. F. C. Educação em saúde a partir de círculos de cultura. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília 2010 maio-jun; 63(3): 397-403.

VERAS, R. P. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev Saúde Pública 2009;43(3):548-54.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Barbosa, S. R. M., Guimarães, C. P., Penha, R. M., & Meza, E. R. (2017). Universidade Aberta à Pessoa Idosa – UnAPI/UFMS: transformando realidades. BARBAQUÁ, 1(1), 41–46. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1481

Edição

Seção

Artigos