Núcleo de ensino de Línguas: compromisso com a demanda social e formação de professores e pesquisadores

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Autores

  • Aline Saddi Chaves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Rafael de Almeida Ramos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo, que integra o número introdutório da Revista Barbaquá de Extensão e Cultura, objetiva apresentar o Projeto de Extensão “Núcleo de Ensino de Línguas” (NEL), vigente desde o ano de 2013 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. O NEL foi pensado e concebido por professores efetivos da área de Letras, com larga experiência no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras – inglês, espanhol e francês –, tendo duas principais justificativas. Primeiramente, constatou-se a ausência de um projeto, nesta Universidade, voltado para uma demanda social crescente por cursos de línguas estrangeiras, a exemplo do que ocorre em Instituições de Ensino Superior em nível local e nacional. Nesse sentido, a realização do projeto também visa a contribuir para o papel de protagonismo da UEMS no que se refere à produção e circulação do conhecimento no estado de Mato Grosso do Sul. A criação do projeto também foi motivada pela oportunidade de  iniciar jovens professores, acadêmicos da UEMS, nas atividades de ensino e pesquisa, constituindo-se, desse modo, um laboratório de experiências didáticas e de pesquisa, no âmbito dos projetos desenvolvidos no curso de Letras da UEMS de Campo Grande. Na Introdução, são expostos o histórico do projeto e seu funcionamento; na seção Métodos, são apresentados seus fundamentos teóricos e metodológicos, seguidos dos Resultados, que fornecem dados estatísticos sobre o impacto do NEL na comunidade interna e externa. Enfim, um espaço é reservado para discutir os desdobramentos futuros do projeto.

COMPROMISSO COM A DEMANDA SOCIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESQUISADORES

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Biografia do Autor

Aline Saddi Chaves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora do Curso de Letras - Bacharelado, Licenciatura, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional.

Coordenadora do curso de Letras Bacharelado da UEMS de Campo Grande

Coordenadora do Núcleo de Ensino de Línguas (UEMS/CG)

Coordenadora do Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq/UEMS)

Paulo Rafael de Almeida Ramos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduando em Letras Português-Inglês na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), sob orientação da Profa. Dra. Aline Saddi Chaves

Ministrante de língua inglesa no Núcleo de Ensino de Línguas (NEL) da UEMS de Campo Grande

Monitor da disciplina língua inglesa no curso de Letras, sob coordenação da Profa. Dra. Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros

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Publicado

2017-07-20

Como Citar

Chaves, A. S., & de Almeida Ramos, P. R. (2017). Núcleo de ensino de Línguas: compromisso com a demanda social e formação de professores e pesquisadores. BARBAQUÁ, 1(1), 47–58. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1647

Edição

Seção

Artigos