AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E LABORATORIAIS EM ESCOLA TÉCNICA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Visualizações: 594

Autores

Palavras-chave:

alquimia, ensino de Química, experimentos, filosofia natural

Resumo

Este artigo visa apresentar um resgate sobre o conhecimento da Alquimia e do ensino de Ciências da Natureza com enfoque nas práticas experimentais da Química. Para fundamentar este resgate metodológico são apresentadas considerações da filosofia natural de Francis Bacon sobre a importância do desenvolvimento da Ciência Moderna através dos resultados experimentais que sobressaíram às concepções místicas e dedutivas sobre a natureza. Sobre o ensino da Química, são apresentados os temas estruturadores através dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e reflexões sobre o ensino da Química através dos autores Chassot (2003), Lima (2012) e Salesse (2012). Para concluir são apresentados exemplos de experimentos didáticos aplicados em amostra de Química realizada numa escola técnica pública.

Biografia do Autor

Alyson Bueno Francisco, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Geografia (2017), Mestre em Geografia (2011), Licenciado em Geografia  (2007) e Bacharel em Geografia (2008) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atuou como professor no ensino superior presencial e em tutoria no ensino à distância em cursos de especialização lato-sensu e como técnico em órgão público. Possui autoria individual em 4 livros e 6 capítulos de livros. Atua em pesquisas na área de Geografia Física, com ênfase em erosão urbana, monitoramento de perdas de solo, experimentos de controle de erosão.

Referências

BACON, F. Novum Organum: ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979, tradução de José Aluysio Reis de Andrade.

BACON. F. O progresso do conhecimento. São Paulo: Editora UNESP, 2007, tradução de Raul Filker.

BACON, F. A grande restauração. Curitiba: Segesta, 2015, tradução de Alessandro de Moura e Luiz Eva.

BACON, R. Opus majus. Londres: Williams and Norgate, 1900.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

LIMA, J. O. G. Perspectivas de novas metodologias no ensino da Química. Revista Espaço Acadêmico, n. 136, p. 95-101, 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: http: //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: 19 nov. 2017.

SALESSE, A. M. T. A experimentação do ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho de Conclusão (Especialização em Educação), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Francisco, A. B. (2018). AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E LABORATORIAIS EM ESCOLA TÉCNICA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3159