UA-93357063-1

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista INTERFACES DA EDUCAÇÃO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


Normas para Submissão de Trabalhos

1) Envio da contribuição:

 

a) serão aceitas contribuições que envolvam pelo menos um autor mestrando com o(a) orientador(a);

b) autores sem titulação apenas poderão publicar trabalhos em co-autoria com um pesquisador, no mínimo, doutorando;

c) o texto deve ser remetido à revista por seu autor (ou por um dos autores) exclusivamente pelo sistema de submissão eletrônica (no Brasil, SEER/IBICT).

d) o arquivo relativo ao trabalho deve ser encaminhado em formato “doc”;

e) o autor encarregado do envio deve ter o cuidado de não identificar a autoria, sendo removida do arquivo “doc”, garantindo desta forma o critério “Avaliação cega por pares”.

f) o(s) autor(es) que publicar(em) um artigo na revista deverá aguardar o prazo de 3 anos para o envio de novas contribuições para avaliação.

 

2) Gêneros aceitos na revista:

 

a) artigo de pesquisa – texto com o mínimo de 6.000 e o máximo de 8.000 palavras, contendo o relato de uma pesquisa;

b) ensaio – texto com o mínimo de 6.000 e o máximo de 8.000 palavras, contendo discussão de um problema teórico relevante ao campo em que se insere;

c) resenha – texto com o mínimo de 1.500 e o máximo de 2.000 palavras, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias etc. 

 

**A contagem das palavras, em todos os casos, inclui as referências e os anexos.

 

3) Apresentação dos originais:

 

a) título em português e inglês;

b) resumo em português e inglês, contendo entre 150 e 200 palavras. Sugere-se que os resumos explicitem: o tema, o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica, a metodologia, os resultados e a conclusão.

c) palavras-chave (entre 3 e 5) em português e inglês. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico.

d) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir do tópico 1, com exceção para as resenhas. Artigos de pesquisa devem conter, preferencialmente, as seguintes divisões: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais. Ensaios devem conter, pelo menos: introdução, discussão e considerações finais. Não numerar a introdução e as considerações finais.

e) referências bibliográficas em acordo com a norma da ABNT mais recente;

f) A revisão textual e gramatical do texto, em português e em inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do texto. O não cumprimento acarretará a rejeição do material submetido.

 

4) Formatação do texto:

 

a) Margens: Superior e esquerda: 3,0 e Inferior e direita: 2,0.

b) o texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5;

c) citações com mais de 3 linhas devem ganhar um recuo de margem, conforme as normas da ABNT; fonte Times New Roman, tamanho 10; espaçamento simples;

d) tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos etc. devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple o seu conteúdo.  Pede-se aos autores que façam remissão às tabelas, aos quadros e às ilustrações mediante o seu número, evitando-se expressões do tipo “conforme tabela a seguir/abaixo”. colocar a fonte que a tabela se refere;

e) as chamadas de autores no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula e da expressão “p.” de página, e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Ex.: (STUBBS, 1983, p. xx); ou Stubbs (1983, p. xx);

f) as notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

 

5) Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

 

a) STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.

b) PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

c) FURLANETTO, M. M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./ jun. 2004.

d) MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3: “Gêneros textuais e ensino-aprendizagem” org. por Adair Bonini e Maria Marta Furlanetto, p. 495-517, set./dez. 2006.

e) ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso no círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., Tubarão, SC. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa. 

 

6) Endereço para Contato:

 

Revista Interfaces da Educação

A/C: Conselho Editorial

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Paranaíba

Av. João Rodrigues de Melo, s/n – Jardim Santa Mônica.

79500-000 – Paranaíba-MS, Brasil.

Fone: (67) 3503-1006

e-mail: interfacesdaeducacao@gmail.com

 

 Declaração de Direito Autoral

Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Interfaces da Educação, volume, nº, páginas).

 

CESSÃO DE DIREITOS

A publicação do artigo implica a cessão integral de direitos autorais à revistaInterfaces da Educação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço de 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Quanto ao ponto de vista ético, os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos publicados. A ocorrência de plágio implicará em exclusão imediata do sistema.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;

b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;

c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.