Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço de 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Quanto ao ponto de vista ético, os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos publicados. A ocorrência de plágio implicará em exclusão imediata do sistema.

Diretrizes para Autores

 

Normas para Submissão de Trabalhos

1) Envio da contribuição:

a) somente serão aceitas contribuições de autores e co-autores que possuam titulação (mestrandos, mestres, doutorandos e doutores);

b) os textos poderão possuir o máximo de 3 (três) autores;

c) o texto deve ser remetido à revista por seu autor (ou por um dos autores) exclusivamente pelo sistema de submissão eletrônica (no Brasil, SEER/IBICT).

d) o arquivo relativo ao trabalho deve ser encaminhado em formato “doc”;

e) o autor encarregado do envio deve ter o cuidado de não identificar a autoria, sendo removida do arquivo “doc”, garantindo desta forma o critério “Avaliação cega por pares”.

f) o(s) autor(es) que publicar(em) um artigo na revista deverá aguardar o prazo de 2 (dois) anos para o envio de novas contribuições para avaliação.

g) O texto submetido não deve estar sob processo de avaliação em outro periódico. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de envio, aguardo e resposta final por parte da revista Interfaces da Educação.

h) Todos os autores devem incluir, obrigatoriamente, ORCID no ato de encaminhamento do texto

i) Em caso de ocorrência de plágio, verificada na contribuição enviada, o texto será imediatamente rejeitado, arquivado, e seus autores serão notificados. É obrigatória a indicação de dados do parecer de aprovação, confirmando a submissão em plataforma de pesquisas com seres humanos.

2) Gêneros aceitos na revista:

 

a) artigo de pesquisa – texto entre 15 e 20 páginas, contendo o relato de uma pesquisa, sendo indispensável caracterizar o vínculo do texto do artigo com projeto e/ou pesquisa em andamento ou concluída, removendo toda e qualquer forma de identificação da(s) autoria(s);

b) resenha – texto entre 2 a 5 páginas, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias etc. 

 OBSERVAÇÃO: NÃO serão aceitos trabalhos ou textos de revisão bibliográfica para publicação nesta revista!

**A contagem das palavras, em todos os casos, inclui as referências e os anexos.

 

3) Apresentação dos originais:

 

a) título em português e inglês;

b) resumo em português e inglês, contendo entre 150 e 200 palavras. Sugere-se que os resumos explicitem: o tema, o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica, a metodologia, os resultados e a conclusão. Resumo informativo (abnt)

c) palavras-chave (entre 3 e 5) em português e inglês. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico.

d) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir do tópico 1, com exceção para as resenhas. Artigos de pesquisa devem conter, preferencialmente, as seguintes divisões: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais. Ensaios devem conter, pelo menos: introdução, discussão e considerações finais. Não numerar a introdução e as considerações finais.

e) referências bibliográficas em acordo com a norma da ABNT mais recente;

f) A revisão textual e gramatical do texto, em português e em inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do texto. O não cumprimento acarretará a rejeição do material submetido.

 

4) Formatação do texto:

 

a) Margens: Superior e esquerda: 3,0 e Inferior e direita: 2,0.

b) o texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5;

c) citações com mais de 3 linhas devem ganhar um recuo de margem, conforme as normas da ABNT; fonte Times New Roman, tamanho 10; espaçamento simples;

d) tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos etc. devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple o seu conteúdo.  Pede-se aos autores que façam remissão às tabelas, aos quadros e às ilustrações mediante o seu número, evitando-se expressões do tipo “conforme tabela a seguir/abaixo”. colocar a fonte que a tabela se refere;

e) as chamadas de autores no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula e da expressão “p.” de página, e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Ex.: (STUBBS, 1983, p. xx); ou Stubbs (1983, p. xx);

f) as notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

 

5) Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

 

a) STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.

b) PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

c) FURLANETTO, M. M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./ jun. 2004.

d) MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3: “Gêneros textuais e ensino-aprendizagem” org. por Adair Bonini e Maria Marta Furlanetto, p. 495-517, set./dez. 2006.

e) ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso no círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., Tubarão, SC. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa. 

 

6) Endereço para Contato:

 

Revista Interfaces da Educação

A/C: Conselho Editorial

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Paranaíba

Av. João Rodrigues de Melo, s/n – Jardim Santa Mônica.

79500-000 – Paranaíba-MS, Brasil.

Fone: (67) 3503-1006

e-mail: interfacesdaeducacao@gmail.com

 

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Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Interfaces da Educação, volume, nº, páginas).

A Comissão Editorial da Revista Interfaces da educação autoriza o livre acesso e a franca distribuição dos conteúdos publicados, desde que citada a fonte, ou seja, atribuindo-se crédito aos autores e distribuidores (revista Interfaces da educação), e preservado o texto na íntegra. Para a utilização dos artigos, a Interfaces da Educação vale-se da Licença Creative Commons. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação dos autores e da fonte. Os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu artigo. Nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

 

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A publicação do artigo implica a cessão integral de direitos autorais à revista Interfaces da Educação.

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