Alunos surdos dos anos iniciais do ensino fundamental e a construção do número

Visualizações: 848

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1049

Palavras-chave:

Educação Matemática para Surdos. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conceitos Numéricos Iniciais.

Resumo

Este artigo analisa resultados de uma pesquisa de Mestrado sobre o ensino de conceitos numéricos iniciais com alunos surdos nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, em uma unidade especializada na educação de surdos. Por meio de uma abordagem qualitativa, constituíram-se reflexões sobre a importância do ensino ser pautado na língua de sinais e nas características pertinentes ao aluno surdo. O software Jclic configurou-se em uma ferramenta de auxílio à elaboração e aplicação de atividades, contribuindo para a aquisição dos conceitos numéricos e proporcionando opções de ludicidade e recursos para uma abordagem bilíngue, o que envolveu de maneira significativa os alunos na realização das tarefas.

Biografia do Autor

Rosiane da Silva Rodrigues, ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Atualmente é professora de matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo e da APADA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sapiranga. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, principalmente em Educação Especial.

Marlise Geller, ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Rodrigues, R. da S., & Geller, M. (2016). Alunos surdos dos anos iniciais do ensino fundamental e a construção do número. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 126–145. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1049