Um olhar sobre uma proposta de formação inicial de professores voltada para as estratégias de leitura

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Autores

  • Aline Diesel Centro Universitário UNIVATES
  • Kári Lúcia Forneck Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário Univates
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1235

Palavras-chave:

Estratégias de leitura. Formação inicial de professores. Saberes docentes.

Resumo

Este artigo surge no escopo do debate acerca da formação de professores comprometidos com a habilidade de leitura dos seus alunos. Tem como propósito apresentar e analisar uma proposta desenvolvida num programa de formação inicial de professores de Língua Portuguesa, a qual contemplou o ensino da compreensão leitora. Este trabalho está ancorado nos estudos de Solé (1998) e Kato (1985), que tratam das estratégias de leitura, e em Nóvoa (2009), Pimenta (2005), Tardif (2012), Borges (2011), entre outros, que abordam aspectos acerca da formação de professores. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, averiguou-se que a proposta desenvolvida trouxe contribuições significativas para a composição de saberes disciplinares dos futuros docentes de linguagem. As reflexões decorrentes da proposta confirmam a hipótese de que a melhora na qualidade da formação dos alunos no que diz respeito à leitura está atrelada à qualificação da formação dos professores de Língua Portuguesa. Além disso, entende-se que preparar os futuros professores a desenvolver nos seus alunos as estratégias de leitura pode ser o caminho para melhorar o desempenho dos alunos brasileiros em avaliações de leitura.

Biografia do Autor

Aline Diesel, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Letras. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES. Bolsista Prosup/Capes.

Kári Lúcia Forneck, Centro Universitário UNIVATES

Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2006)
Professor Assistente do Centro Universitário Univates , Brasil.

Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário Univates

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2005).
Professor Titular do Centro Universitário Univates , Brasil.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário Univates

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil (2012).
Adjunta do Centro Universitário Univates , Brasil.

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário Univates

Doutorado em Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2010)
Professora Adjunta do Centro Universitário Univates , Brasil

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Publicado

16-05-2017

Como Citar

Diesel, A., Forneck, K. L., Conceição Oliveira, E., Quartieri, M. T., & Neumann Martins, S. (2017). Um olhar sobre uma proposta de formação inicial de professores voltada para as estratégias de leitura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(22), 127–153. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1235

Edição

Seção

Educação, inclusão e políticas públicas