Os presbiterianos e a escola evangélica de Cassilândia-MS (1958-1968)

Visualizações: 684

Autores

  • Ademilson Batista Paes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-4043-6242
  • Fernando Luís Oliveira Athayde Paes UEMS
  • Vanessa Cristiane Pascoaloto Docente da Rede Municipal de Educação de Paranaíba (MS)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1446

Palavras-chave:

Protestantismo. História Oral. Escola Primária.

Resumo

O presente texto aqui desenvolvido, apresenta dados, reflexão e análise resultantes do desenvolvimento de projeto de pesquisa no período de 2011-2013, cujo objetivo principal foi o de mapear instituições escolares confessionais em Mato Grosso do Sul. Por outro lado, insere contribuições de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo enfoque recai sobre a presença presbiteriana na região leste do estado, como também a criação e manutenção da Escola Evangélica, pelos idos de 1950, na cidade de Cassilândia (MS)[1]. Os aportes teórico-metodológicos que subsidiaram o desenvolvimento da investigação são os da Nova História Cultural (NHC), como também os que dizem respeito à História Oral (HO). Para tanto, na análise são utilizadas fontes bibliográficas, primárias, fotografias e material coletado em entrevistas concedidas por membros da Igreja Presbiteriana Independente-IPI e de ex-professoras da instituição escolar. Em termos gerais, admite-se que a presença da escola e sua atuação na cidade, contribuíram de forma significativa para escolarização da infância na cidade nas décadas de 1950 e 1960.


[1]Hoje, localizada no estado de Mato Grosso do Sul..

Biografia do Autor

Ademilson Batista Paes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Pedagogia, Mestre em Educação (Universidade Católica Dom Bosco - UCDB). Doutor em Educação Escolar, pela linha de pesquisa Estudos Históricos, Filosóficos e Antropológicos sobre Escola e Cultura, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) de Araraquara (SP). Docente do curso de Pedagogia e Especialização em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas no campo da história e historiografia da educação brasileira, especialmene no que diz respeito à infância e sua escolarização, formação de professores e instituições escolares

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Missionárias norte-americanas na educação brasileira: vestígios de sua passagem nas escolas de São Paulo no século XIX. Revista brasileira de educação, v.12, n. 35, p.327-342, maio/ago., 2007.

ELIAS, Francirlei Ferreira. O presbiterianismo pioneiro e sua contribuição no Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Mackenzie. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. São Paulo, 2012.

FREITAS, Lucas Paulo de. Entre o evangelho e o ensino: o Colégio Presbiteriano Buriti (1923-1965). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Instituto de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Cuiabá, 2013.

GOMES, Antônio Máspoli de Araújo. Religião, educação e progresso: a contribuição do Mackenzie College para a formação do empresariado em São Paulo entre 1870e 1914. São Paulo: Editora Mackenzie, 2000.

GONÇALVES, Carlos Barros. O movimento ecumênico protestante no Brasil e a

implantação da Missão Caiuá em Dourados. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Programa de Pós-Graduação em História. Dourados, 2009.

MATOS, Alderi Souza de. Os pioneiros presbiterianos do Brasil (1859-1900). São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O celeste porvir. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Paula Nudimila de Oliveira. Os impressos protestantes como fonte para a História da Educação: inferências educativas no sul de Mato Grosso (final do século XIX, início do século XX). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Programa de Pós-Graduação em Educação. Dourados, 2011.

Downloads

Publicado

16-05-2017

Como Citar

Paes, A. B., Paes, F. L. O. A., & Pascoaloto, V. C. (2017). Os presbiterianos e a escola evangélica de Cassilândia-MS (1958-1968). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(22), 33–59. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1446

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>