Corporeidade e motricidade como tema no processo de formação em pedagogia

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Autores

  • Denilson José de Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva Universidade de Pernambuco
  • Carlos Dornels Freire de Souza Faculdade São Francisco de Jauzeiro

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1448

Palavras-chave:

Pedagogia. Desenvolvimento motor. Educação infantil. Corporeidade.

Resumo

O profissional pedagogo é um dos responsáveis pela orientação e estimulação do desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos, físicos e afetivo social durante o ensino infantil. A formação em Pedagogia deve contemplar o embasamento teórico e prático sobre motricidade bem como a abordagem da cultura corporal, para que os futuros docentes que atuarem no ensino infantil fundamentem as atividades didático-pedagógicas de acordo com as características de cada criança. O estudo tem por objetivo analisar como o tema corporeidade é abordado no processo de formação em pedagogia correlacionando com as prerrogativas das Diretrizes Curriculares Nacionais em Pedagogia e documentos oficiais relacionados ao currículo da Educação Infantil. Trata-se de um estudo exploratório, utilizando análise documental e revisão bibliográfica com abordagem predominantemente qualitativa. Ainda discutido de maneira incipiente e com pouca especificidade na literatura, o tema da corporeidade e da motricidade na escola aborda importantes questões a serem discutidas em relação a formação em Pedagogia e sua consequente atuação junto as crianças da Educação Infantil.

 

Biografia do Autor

Denilson José de Oliveira, Universidade de Pernambuco

Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro.  Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado Profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC).

Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Professor do Curso de bacharelado em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado Profissional da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.  Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC). Membro do Grupo de Estudos em Saúde, Reabilitação e Desempenho Funcional. 

Carlos Dornels Freire de Souza, Faculdade São Francisco de Jauzeiro

Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Doutorando em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Recife, Pernambuco, Brasil. 

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Publicado

16-05-2017

Como Citar

Oliveira, D. J. de, Silva, T. F. A. da, & Souza, C. D. F. de. (2017). Corporeidade e motricidade como tema no processo de formação em pedagogia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(22), 336–362. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1448