Humanizar-se como processo educativo em missões populares de uma entidade filantrópica

Visualizações: 614

Autores

  • Bruno Martins Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Luana Zanotto Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1797

Palavras-chave:

Processo Educativo. Prática Social. Humanização. Alteridade

Resumo

Este artigo busca compreender os processos educativos consolidados com pessoas assistidas por uma entidade filantrópica em missões populares na área da saúde e refletir questões da humanização e da alteridade no trato das relações humanas. Reconhecemos a existência de processos educativos em práticas sociais desta origem, circunstâncias em que o ser humano se refaz como pessoa e estabelece particularidades no grupo no qual se insere. Com isso, pautado no viés da pesquisa social, o estudo contou com a participação de onze sujeitos, entre eles os membros da entidade e as pessoas assistidas. A partir das visitações junto à entidade, foi construído um conjunto de diários de campo. As experiências registradas foram analisadas na perspectiva qualitativa. A organização dos dados se deu com base na análise de conteúdo. Os resultados revelaram as seguintes categorias: i) aprendizados nas trocas de saberes de ‘experiência feito’, ii) educar-se com o diálogo: a prática amorosa na alteridade. Na primeira, emergiram aprendizagens significativas nas trocas de saberes de experiências entre as pessoas, sobretudo acerca dos saberes populares em saúde. A segunda, por sua vez, demonstrou ser possível educar-se na dialogicidade, a partir da prática amorosa sedimentada na alteridade. Assim, as visitações possibilitaram o compartilhamento e compreensões de mundos distintos, tendo no respeito e na amorosidade as condições primordiais para a valorização das visões de mundo dos envolvidos no processo.

Biografia do Autor

Bruno Martins Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação pelo programa de pós graduação em Educação - Universidade Federal de São Carlos e Licenciado em Educação Física pela mesma Instituição.

Luana Zanotto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e mestre em Educação, licenciada em Educação Física. Docente substituta do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Escolar, licenciado em Educação Física. Professor no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

05-02-2018

Como Citar

Ferreira, B. M., Zanotto, L., & Alves, F. D. (2018). Humanizar-se como processo educativo em missões populares de uma entidade filantrópica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(24), 08–36. https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1797

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)