Mnemosyne na escola: ensaio acerca do uso de documentos imagéticos no ensino de história

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Autores

  • Jorge Victor de Araújo Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de História

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2392

Palavras-chave:

Educação, ensino de história, Imagens

Resumo

Fruto de reflexões de um curso de extensão voltado aos docentes de história, este ensaio é uma reflexão sobre usos de imagens em sala de aula do Ensino Médio. Defende-se que os usos das imagens são essenciais ao processo de aprendizagem da disciplina, sendo um excelente recurso quando tratadas como documentos históricos e não apenas como ilustração de um evento. Este texto não se limita aos usos do livro didático e recorre a um espectro bem amplo de corpus imagético. Como conclusão, foi realizada uma proposta de atividade, com algumas sugestões de possibilidades e diálogo com importantes contribuições historiográficas sobre o tema, sobretudo com Aby Warburg e seus estudiosos. 

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

de Araújo Souza, J. V. (2018). Mnemosyne na escola: ensaio acerca do uso de documentos imagéticos no ensino de história. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 184–210. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2392