O dispositivo da sexualidade no uso da literatura escolar

Visualizações: 597

Autores

  • Andréa Costa da Silva Universidade da Força Aérea
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2464

Palavras-chave:

Literatura escolar. Discurso. Sexualidade. Gênero. Dispositivo.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo baseado em pressupostos foucaultianos, centrado na análise de discursos de uma professora e de seus alunos sobre o uso de livros paradidáticos para a abordagem de questões de sexualidade em sala de aula, trazendo à baila aspectos sobre a preocupação tão atual sobre a sexualidade de jovens e crianças na escola. Levamos em consideração principalmente o conceito de “dispositivo da sexualidade”, em que o tripé ensino, literatura e sexualidade é enfocado. Acionamos conceitos das fases genealógica e ética da teoria foucaultiana e alguns pressupostos da história cultural para investigar os discursos que circulam na escola, mediados pela literatura, buscando compreender como o dispositivo da sexualidade mobiliza discursos e práticas quando o assunto é discutido. Na análise da trama discursiva produzida pelos/as participantes, notamos o privilégio conferido às práticas de si, em que se tornam preponderantes formas de auto reflexividade inscritas nos aparatos do dispositivo da sexualidade.

Biografia do Autor

Andréa Costa da Silva, Universidade da Força Aérea

Doutora e Mestre em Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ), com especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduação em Direito pela Universidade Gama Filho. Atua como professora regente no magistério público desde 1985, a partir de 1996 no magistério público federal. Foi Editora Assistente da Revista da UNIFA, entre 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde; Estudos Culturais e Educação; Gênero e Sexualidade ; Literatura e Educação.

Vera Helena Ferraz de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia - University of Texas at Austin (1974), mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1978) e doutorado em Educação - Columbia University (1986). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ. Foi diretora do NUTES e coordenou o Programa de pós graduação Educação em Ciências e Saúde/NUTES/UFRJ, sendo atualmente docente nesse programa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos deslocamentos sócio culturais introduzidos na contemporaneidade, principalmente através da mídia, atuando nos seguintes temas: políticas de identidade e formação profissional; educação em saúde; relações de gênero, raça/etnia e educação; mídia e educação.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

da Silva, A. C., & de Siqueira, V. H. F. (2018). O dispositivo da sexualidade no uso da literatura escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 88–109. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2464

Edição

Seção

Artigos Temáticos