Cursos de português para imigrantes na cidade de São Paulo: ações locais de acolhimento à luz da Educação Social

Visualizações: 595

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2472

Palavras-chave:

Educação para Imigrantes – Educação Social – Direitos Humanos e Cidadania – Fluxos Migratórios Contemporâneos,

Resumo

No contexto do capitalismo globalizado do século XXI, os fluxos migratórios internacionais apresentam diversas matizes e especificidades dadas pelo contemporâneo e, por esse motivo demandam, por parte dos países receptores, a construção de ações locais que assegurem condições para o pleno exercício da cidadania, uma vez que o ato de migrar, independentemente da situação migratória vivenciada pelo sujeito, deve estar acompanhado da efetivação de direitos, que garantam a dignidade humana, conforme orientações dos organismos internacionais. Compreendendo que a aprendizagem da Língua Portuguesa é uma das etapas fundamentais para a participação na vida social, nos propomos a investigar os cursos que são oferecidos a esse público, estabelecendo relação entre essas práticas educativas e o referencial teórico da Educação Social, especialmente fundamentada nas ideias de Paulo Freire. O presente artigo apresenta o resultado de pesquisas de campo realizadas nos cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes oferecidos na cidade de São Paulo, por três organizações – SEFRAS/CRAI, EMEF Infante Dom Henrique e CAMI- nas quais pudemos observar o perfil das/os educadoras/os e do público que participa das aulas, os materiais e metodologia das aulas e as características das instituições.   

Biografia do Autor

Adriana de Carvalho Alves, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda pelo programa de “Educação, Arte e História da Cultura” (em curso), Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa relacionada ao acolhimento de estudantes imigrantes na rede pública de ensino de São Paulo. Mestre em Integração da América Latina (2013), PROLAM/USP, com dissertação relacionada aos povos originários do Brasil e Argentina. Especialista em “História, Sociedade e Cultura” (2010), PUC/SP. Licenciada em História (2007) e Pedagogia (2013). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2002, tendo atuado em Educação Infantil em CEI e EMEI (2002-2012), e atualmente é professora de Ensino Fundamental II e Médio, História. Entre os anos de 2014 e 2016 compôs a Equipe Pedagógica do Núcleo de Educação Étnico-racial, desenvolvendo atividades de formação continuada relacionadas a implementação das leis federais 10.639/03 e 11.645/08 e lei municipal 16.478/16.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Alves, A. de C. (2018). Cursos de português para imigrantes na cidade de São Paulo: ações locais de acolhimento à luz da Educação Social. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 228–249. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2472