As contribuições da história para o estudo e a pesquisa sobre o ensino médio no Brasil

Visualizações: 522

Autores

  • Fernanda Helena Petrini Marçola Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino médio, História da educação, Política educacional.

Resumo

Considerando o atual contexto teórico, no qual há uma considerável produção de análises inspiradas no campo da sociologia, este artigo busca aliar estes conhecimentos às contribuições do estudo da história para a pesquisa sobre o ensino médio brasileiro. Para cumprir este objetivo, recorda a contribuição teórica do historiador Fernand Braudel e sua ênfase nos estudos de longa duração, destacando neste texto os aspectos da trajetória do direito à educação nas constituições brasileiras, como um elemento importante para a compreensão do contexto mais amplo da história da educação e das políticas públicas.

 

Palavras-chave: Ensino médio. História da educação. Política educacional.

Biografia do Autor

Fernanda Helena Petrini Marçola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Marçola, F. H. P. (2014). As contribuições da história para o estudo e a pesquisa sobre o ensino médio no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 82–99. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/481