ESTUDO COMPARATIVO DOS PROGRAMAS DE INDUÇÃO AO TRANSPORTE AÉREO REGIONAL BRASILEIRO NOS GOVERNOS DILMA ROUSSEFF (2012) E MICHEL TEMER (2016)

Visualizações: 565

Autores

Palavras-chave:

Aviação Regional, Programas Governamentais, Logística

Resumo

Considerando que os ativos de logística, em geral, se encontram ainda defasados, pois durante os anos 1980 e 1990 foram baixos (ou inexistentes) os investimentos em infraestrutura de transporte (SOUZA, 2010), o Governo Federal nos últimos anos, propôs diversos projetos para investimento em infraestrutura logística. E nesse contexto, para o caso da aviação regional, encontra-se Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). Todavia, não se tem clareza do que de fato será implantado da proposta para atender às necessidades de infraestrutura em logística, devido ao anúncio de redução e corte no programa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico comparativo das características apresentadas no PROFAA, entre a proposta inicial (ano 2012) e a proposta em vias de implantação (ano 2016). Para tanto, a orientação metodológica adotada foi de pesquisa exploratória, mediante utilização de pesquisa documental. Com o diagnóstico ficou constatado que a intenção inicial do programa não será contemplada e aquilo que o definiu, e definiu seus objetivos, foram relegados à segundo plano e basicamente teremos pouco, ou nenhum, avanço no transporte aéreo regional brasileiro nos próximos anos.

Biografia do Autor

Amilton Luiz Novaes, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economina - FACE da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência nos seguintes temas: políticas públicas, administração pública, aviação regional, infraestrutura logística, jogos de empresa, simulação empresarial, gestão por processos, comportamento do consumidor, biocombustíveis, etc

Adáuto de Oliveira Souza, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor da UFGD com formação em Geografia em nível de graduação, mestrado e doutorado. Cursou Mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Presidente Prudente, entre 1993-1995, e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, concluído em 2003. Ingressou como docente de Ensino Superior em 1989, na UFMS, tendo participado do projeto de criação e implantação da UFGD entre os anos de 2002 e 2005. Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando na Graduação em Geografia das Indústrias e análise de políticas públicas e de governo, mas também na formação do professor, como supervisor de Estágio Supervisionado e na Pós-Graduação com análises e orientações acerca das temáticas: processos de industrialização e polarização, desenvolvimento e integração regional, planejamento governamental, políticas públicas, logística e modais de transportes.

Referências

BETTINI, H. Um retrato da aviação regional no Brasil. Journal of Transport Literature, v. 1, n. 1, p. 46–65, 2007.

BRAGA, V.; CASTILLO, R. Tipologia e topologia de nós logísticos no território brasileiro: uma análise dos terminais ferroviários e das plataformas multimodais. Boletim Campineiro de Geografia, v. 3, n. 2, p. 235–258, 2013.

BRASIL; BITTENCOURT, W.; SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - SAC. Infraestrutura Aeroportuária. Brasília, 17 ago. 2011. Disponível em: <http://portal3.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/noticias_arquivos/Wagne.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2016

BRASIL; MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. Plano Mais Brasil: Plano plurianual 2012-2015 - projeto de lei. Brasília: MP, 2011. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/spi/ppa/2012/mensagem_presidencial_ppa.pdf/@@download/file/mensagem_presidencial_ppa.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2016.

BRASIL; SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - SAC. Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). 2014. Disponível em: <http://www.aviacaocivil.gov.br/assuntos/aeroportos/programas/programa-federal-de-auxilio-a-aeroportos-profaa http://www.aviacaocivil.gov.br/assuntos/aeroportos/programas/programa-federal-de-auxilio-a-aeroportos-profaa>. Acesso em: 10 out. 2014a.

___. Programa de Investimento em Logística: Aeroportos. 33 slides, color apresentado em Lançamento do programa. Brasília, 2014b. Disponível em: <http://www.aviacao.gov.br/aeroportos/multimidia/pil-aeroportos-apresentacao-lancamento.pdf>. Acesso em: 8 out. 2014

___. Aviação Regional. Disponível em: <http://www.aviacao.gov.br/assuntos/aviacao-regional/aviacao-regional>. Acesso em: 16 maio. 2016.

CASTILLO, R. Agronegócio e Logística em Áreas de Cerrado: expressão da agricultura científica globalizada. Revista da ANPEGE, v. 3, n. 3, p. 21–27, 2007.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6a ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2012.

MARCONI, M. DE A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2006.

NOVAES, A. L. Comportamento do consumo de carne bovina e hortaliças no Brasil: perfil dos consumidores. Campo Grande: UFMS / Mestrado em Agronegócios, 2006.

SOUZA, V. H. P. DE. O transporte rodoviário no Brasil: algumas tipologias da viscosidade. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales., v. XIV, n. 331 (21), 1 ago. 2010.

Temer corta programa que previa ampliação de aeroportos regionais. 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/08/1806278-temer-corta-programa-que-previa-ampliacao-de-aeroportos-regionais.shtml>. Acesso em: 24 ago. 2016.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Novaes, A. L., & Souza, A. de O. (2017). ESTUDO COMPARATIVO DOS PROGRAMAS DE INDUÇÃO AO TRANSPORTE AÉREO REGIONAL BRASILEIRO NOS GOVERNOS DILMA ROUSSEFF (2012) E MICHEL TEMER (2016). GEOFRONTER, 2(3). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1663

Edição

Seção

Artigos