MATO GROSSO DO SUL NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS DE CONCESSÕES RODOVIÁRIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Autores

  • Danilo Sanches Dantas Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adáuto de Oliveira Souza Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Concessão, Rodovias, Desenvolvimento Regional, Logística

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das políticas de concessão de rodovias localizadas no território sul-mato-grossense, tendo como ponto de partida a concessão da Rodovia BR 163/MS realizada pelo Governo Federal em leilão ocorrido no dia 17 de dezembro do ano de 2013. Esta ação resultou no início das movimentações políticas em prol da implementação do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de viabilizar a concessão de onze trechos de rodovias localizadas no território sul-mato-grossense num total de 950,8 Km. Por se tratar de uma ação inédita no âmbito do estado, as preocupações e manifestações, principalmente por parte das representações políticas, têm sido elementos presentes no decorrer do processo. Outro assunto que teve significativa repercussão foi a escolha de trechos de rodovias estaduais para entrega à concessão da iniciativa privada, tendo em vista que o Governo Estadual buscou aliar a necessidade de garantir a viabilidade econômica dos trechos, com vistas à atrair o interesse da iniciativa privada para participação nos leilões, ao fato de que, a partir da concessão da BR 163/MS, a tendência seria que os usuários procurassem rotas alternativas para evitar as praças de cobrança. Tanto no caso das concessões da BR 163/MS, quanto das rodovias estaduais, os conflitos e as tensões são significativas e os desdobramentos do processo merecem acompanhamento e análise, pois, já produziram mudanças nas relações socioeconômicas dos envolvidos em ambos os processos de concessão.

Biografia do Autor

Danilo Sanches Dantas, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2006). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2011). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Adáuto de Oliveira Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Associado III da UFGD com formação em Geografia em nível de graduação, mestrado e doutorado. Cursou Mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Presidente Prudente, entre 1993-1995, e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, concluído em 2003. Ingressou como docente de Ensino Superior em 1989, na UFMS, tendo participado do projeto de criação e implantação da UFGD entre os anos de 2002 e 2005. Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando na Graduação em Geografia das Indústrias e análise de políticas públicas e de governo, mas também na formação do professor, como supervisor de Estágio Supervisionado e na Pós-Graduação com análises e orientações acerca das temáticas: processos de industrialização e polarização, desenvolvimento e integração regional, planejamento governamental, políticas públicas, logística e modais de transportes.

MATO GROSSO DO SUL NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS DE CONCESSÕES RODOVIÁRIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Referências

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

Sanches Dantas, D., & de Oliveira Souza, A. (2017). MATO GROSSO DO SUL NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS DE CONCESSÕES RODOVIÁRIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. GEOFRONTER, 2(3). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1714

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Artigos