GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

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Autores

  • Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Anna Jéssica do Vale Bonamigo UFMS

Palavras-chave:

Educação Especial na perspectiva da inclusão. Processo de educação inclusiva. Gestão democrática.

Resumo

Este trabalho tem como investigação a relação da gestão democrática no processo de educação inclusiva utilizando como base teórica as contribuições de Vigotski com a Teoria Histórico-Cultural. Partimos das discussões no campo da Educação Especial na perspectiva da inclusão tecendo a seguinte problemática: qual a relação da gestão democrática no processo de educação inclusiva? A fim de encontrar respostas, organizamos nossos procedimentos metodológicos por pesquisas em anais de grande influência no Brasil e análise do questionário intitulado “Inquérito para professores do Brasil que atuam na educação da infância e possuem crianças inclusas”. Como resultados, mostramos a dificuldade do trabalho escolar com a multiplicidade de sujeitos, bem como o desfavorecimento de práticas e concepções mais democráticas, quando tem em vista a fragmentação do trabalho do professor. Vivenciamos no atual cenário de políticas nacionais uma crescente oficialização dos princípios da educação como importante momento histórico com a implementação da Constituição Federal de 1988 e em 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases. A educação brasileira toma novos rumos, o da democratização do acesso ao ensino de qualidade para todos; no entanto não se pode deixar de apreender os discursos associados a essa defesa, resultado das relações mais amplas.

Biografia do Autor

Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associado 3 – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil/Centro de Ciências Humanas e Sociais; Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado; Coordenadora do GEPEMULT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens. Unidade de Educação Pedagogia.

Anna Jéssica do Vale Bonamigo, UFMS

Professora com habilitação em Pedagogia/CCHS/UFMS educação infantil e séries iniciais. Membro do GEPEMULT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens.

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Cintra, R. C. G. G., & Bonamigo, A. J. do V. (2018). GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3032