Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REVELL é uma publicação científica na área de Estudos literários  é editada pelo Curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Campo Grande. Assim, os artigos devem estar, de alguma forma, relacionados ao texto literário.

Estudos Literários;

Teoria Literária;

Literatura Comparada.

 

A Revista, desde 2020, está aceitando apenas submissões que estejam dentro dos Dossiês Temáticos. 

 

Políticas de Seção

Capa/Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema Livre

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Criação Literária

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Capa/Dados da Edição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Editores
  • Andre Benatti
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

 

Abaixo segue a descrição do processo completo, desde a recepção até a publicação.

1 – Todo texto submetido à revista passa por uma primeira triagem para determina a que sessão o texto.

2 - Identificada e determinada a sessão, o texto é direcionado para o Editor do número ou do dossiê, se for o caso.

3 – O terceiro passo é uma nova triagem para identificar se o texto atende às normas técnicas da REVELL, caso não atenda, o texto é devolvido ao(s) autor(es) para ajustes, pedimos então que a submissão seja efetuada novamente. Dentre as normas obrigatórias está o anonimato do autor no arquivo submetido, para que possamos garantir uma avaliação segura de quaisquer influências. É proibida qualquer identificação do autor no arquivo como um todo.

4 – Passando pela etapa anterior o texto é direcionado aos avaliadores especialistas na temática do artigo. O texto é remetido aos avaliadores pelo sistema OJS sem quaisquer identificações do(s) autor(es), para que possamos garantir uma avaliação segura de influências. Todos os textos são remetidos a dois avaliadores anônimos. Em caso de avaliações divergentes o texto é remetido a uma terceira avaliação, também anônima, sem que o terceiro avaliador saiba de qualquer uma das duas avaliações anteriores.

5 – Após as avaliações pelo parecerista, o texto passará por uma avaliação final pelos Editores do Dossiê que darão a palavra final sobre os pareceres.

6 - Os resultados das avaliações variam em três (3) categorias: 1 – Aprovado para publicação (Sem quaisquer restrições ou modificações); 2 – Aprovado para publicação, com correções obrigatórias (Neste caso o texto só será publicado se o(s) autor(es) atenderem às modificações solicitadas pelos pareceristas); 3 – Não recomendado para publicação (Artigo rejeitado e o processo de submissão se encerra)

7 – Quando o resultado das avaliações for “Aprovado para publicação, com correções obrigatórias” será remetido um e-mail para o(s) autor(es) especificando a data de entrega das correções. Ao retornar das correções feitas pelo autor, o texto é novamente encaminhado ao parecerista para que este confira se as exigências foram atendidas.

8 – Terminadas as verificações das correções de exigências dos pareceristas o texto irá para o processo de formatação e diagramação.

9 – Após formatado e diagramado o texto é novamente revisado pelo revisor da REVELL.

10 – Terminadas as revisões o arquivo é convertido em formato PDF para então ser publicado.

 

Periodicidade

Periodicidade Semestral (2010-2017)

Periodicidade Quadrimestral (a partir de 2018)

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS, ISSN: 2179-4456  editada pela Universdiade Estadual de Mato Grosso do Sul, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. 

 

Licenciamento

Licença Creative Commons
Revell - Revista de Estudos Literários da UEMS de Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/.

 

Os artigos submetidos a revista REVELL estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/

1) Autores cedem os direitos autorais à revista assim como o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Práticas Éticas

A REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS tem como diretriz se manter dentro das recomendações éticas do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Será parte das atividades dos Editores e Editores convidados empreender esforços para prevenir a má-prática e a falta ética na publicação dos artigos, não tolerando qualquer tipo de plágio. Sempre que este for detectado o artigo será prontamente rejeitado pela REVELL.

Todos os Editores e Pareceristas da REVELL devem se comprometer a avaliar os artigos submetidos mediante a qualidade técnica do trabalho, contribuição para a área e seu conteúdo intelectual. Não será admitida quaisquer tipos de avaliações que venham carregadas de preconceitos e discriminações sejam elas quais forem. Para tal trabalhamos com pareceres duplo-cegos. Os editores e pareceristas também devem se comprometer com a confidencialidade do texto avaliado.

Todos os autores que submeterem um artigo à REVELL deverão declarar que o artigo está livre de plágio, que são originais e inéditos. Assim como, faz parte da diretriz da Revista que os autores declarem que o artigo não está sendo avaliado por outro periódico simultaneamente.

Quaisquer outros equívocos e/ou desvios que não sejam contemplados nestas diretrizes deverão ser informados ao Editor-chefe para que tome as providência necessárias para a resolução da contenda.

 

Detecção de Plágio

A REVELL utiliza os softwares CopySpider e AntiPlagiarist - ACNP Software, ambos gratuítos, para detecção de plágio. 

Caso seja identificado plágio nos textos submetidos à REVELL, a submissão é, imadiatamente, rejeitada. 

Informamos aos autores que REVELL atua em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics). Para mais informações: http://publicationethics.org/resources/code-conduct