Um cão na terra devastada: os laços intertextuais de Dogmeat no mundo possível e não natural de Fallout

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Autores

Palavras-chave:

Intertextualidade, mundos possíveis, narrativa não natural, videogame, Fallout.

Resumo

As relações de companheirismo entre pessoas e animais são recorrentes na ficção, seja no cinema, seja na literatura. Logo, pensar nesses relacionamentos é debater formas particulares das vivências humanas. Este artigo abordou os laços intertextuais da personagem Dogmeat, um cão presente na franquia de videogames Fallout, com a novela A Boy and His Dog e com o filme Mad Max 2, bem como a construção de uma narrativa não natural e de mundos possíveis no universo de Fallout. Para tanto, foram empregados aspectos teóricos dos estudos de intertextualidade, mundos possíveis e narrativa não natural, assim como questões referentes à ideia de espécies companheiras e aos conceitos dos estudos de videogame.

Biografia do Autor

Aline Conceição Job da Silva, Universidade de Caxias do Sul-UCS

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil. Realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul – Brasil, com bolsa PNPD/CAPES – Brasil

 

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

SILVA, Aline Conceição Job da. Um cão na terra devastada: os laços intertextuais de Dogmeat no mundo possível e não natural de Fallout. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 26, p. 128–154, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4324. Acesso em: 20 abr. 2024.