Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Agricultura Neotropical é editada trimestralmente pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-grossense (CEDESU), da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC). É destinada ao público com formação científica na área das Ciências Agrárias que participa e atua nos diversos segmentos da agricultura. Profissionais atentos à orientação e ávidos pela busca de novas propostas na resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento das atividades agrícolas.

Por intermédio das publicações dos trabalhos, tem o objetivo de gerar e difundir pesquisa científica para aprimoramento e busca de novas tecnologias na área da Agricultura Neotropical – fomento aos níveis de produção, à produtividade agrícola, à qualidade de sistemas, aos processos produtivos – de forma que possam suprir as demandas regionais, nacionais e internacionais. As áreas contempladas são: Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia. Os artigos submetidos à avaliação pela Revista de Agricultura Neotropical devem ser originais e inéditos, sendo vetada a submissão simultânea em outros periódicos. A reprodução de artigos é permitida sempre que seja citada explicitamente a fonte. Não são cobradas taxas de tramitação e publicação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas Científicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão submetidos à Comissão Editorial, que fará uma avaliação preliminar (escopo do trabalho e atendimento às normas de publicação). Caso sejam necessárias modificações, os autores serão comunicados e poderão submeter uma nova versão para avaliação. Caso a tramitação seja aprovada, a Comissão Editorial encaminhará o trabalho a pelo menos dois assessores ad hoc, especialistas na área em questão. Com base nos pareceres recebidos, o Editor Científico poderá recomendar ou não o aceite para publicação.

 

Assegurando a Avaliação por Pares Cega

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, a revista toma todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Para isto, a revista exige que autores, editores e avaliadores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento devem exluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...