MULCHING É UMA OPÇÃO PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DA MELANCIA

Visualizações: 1685

Authors

  • Ricardo Alexandre Lambert Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Itumbiara, Goiás, Brasil.
  • Leonardo Silva Barro Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Itumbiara, Goiás, Brasil.
  • Karoeynne Silva Gomes do Carmo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Itumbiara, Goiás, Brasil.
  • Aldaisa Martins da Silva de Oliveira Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Itumbiara, Goiás, Brasil.
  • Andréia Aparecida Borges Faculdade Santa Rita de Cassia, Itumbiara, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32404/rean.v4i1.1184

Abstract

A cobertura do solo com filme plástico (“mulching”) é uma prática agrícola que visa principalmente reduzir a evaporação da água e o aparecimento de plantas daninhas, além de diminuir o uso de herbicida, impedir o contato de frutos e folhas com o solo. Estes benefícios no sistema de produção de melancia podem resultar em menor custo, maior produtividade e qualidade dos frutos produzidos. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar o desenvolvimento, a produtividade e a viabilidade econômica do cultivo de melancia com e sem mulching. O experimento foi conduzido na Estação Experimental do ILES/ULBRA em Itumbiara-GO, utilizando-se a cultivar “Crimson Sweet”. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com dois tratamentos e 16 repetições, sendo um dos tratamentos o cultivo com o mulching plástico e o outro sem a cobertura do solo, totalizando 32 parcelas. Foram avaliadas as seguintes variáveis: produtividade (PRO), número de internódios (NI), comprimento de ramas (CR) e o custo/benefício de produção na região sul de Goiás. Os resultados obtidos evidenciaram que o uso do mulching plástico melhorou todas as características da cultura da melancia em relação ao cultivo sem a cobertura do solo, mostrando ser uma técnica economicamente viável para a produção de melancia na região sul de Goiás.

Author Biography

Ricardo Alexandre Lambert, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Itumbiara, Goiás, Brasil.

Professor e Coordenador de Atividades do Curso de Agronomia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - ILES/ULBRA, ministrando as disciplinas de Introdução a Agronomia, Hidrologia e Hidráulica e Irrigação e Drenagem.

References

ANDRADE JUNIOR, A. S. de; RODRIGUES, B. H. N; ATHAYDE SOBRINHO, C.; BASTOS, E. A.; MELO, F. de B.; CARDOSO, M. J.; SILVA, P. H. S. da; DUARTE, R. L. R.. A Cultura Da Melancia, Brasília, 2007. Disponível em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/11919/2/00081320.pdf. Acesso em 20 fev. 2016.

ASSUNÇÃO, P. E. V.; WANDER, A. E.; CARDOSO, J. S. Viabilidade Econômica do Sistema de Produção de Melancia no Sul de Goiás. Goiânia, 2014. Disponível em: http://www.imb.go.gov.br/pub/conj/conj29/artigo_03.pdf. Acesso em 20 fevereiro de 2016.

CARON, B. O.; HELDWEIN, A. B. Consumo d’água e coeficiente de cultura para o meloeiro cultivado em estufa plástica na primavera. 2000. In: SILVA, D. R. M. Aspectos vegetativos e reprodutivos para a cultura da melancia sob diferentes coberturas de solo e níveis de irrigação em Teresina – PI. Revista Agropecuária Científica no Semiárido, v. 10, n. 2, p. 96-103, 2014.

DANTAS, M.S.M. Rendimento e qualidade de frutos de melancia cultivada sob proteção de agrotêxtil combinado com “mulching” plástico. Mossoró, 2010. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp155661.pdf. Acesso em 16 mar. 2016.

FAO. Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.fao.org/brasil/pt/. Acesso em 16 mar. 2016.

FERREIRA, D. F. Sisvar: a Guide for its Bootstrap procedures in multiple comparisons. Ciência agrotecnologia., v.38, n.2, p. 109-112, 2014.

FILGUEIRA, F.A. R. Novo Manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 1 ed. Viçosa, UFV, 2000.

FUKUDA, C.; OTSUBO, A. A. Cultivo da mandioca na região centro sul do Brasil. In: EMBRAPA. Sistemas de produção. v.7. Brasília, DF, 2003.

INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. Estação meteorológica de observação de superfície automática. 2014. Disponível em: < http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesautomaticas>. Acesso em 21 jun. 2016.

LIAKATAS, A.; CLARK, J. A.; MONTEITH, J. L. Measurements of the heat balance under plastic mulches. Agricultural and Forest Meteorology. 1986. In: LIMA JUNIOR, J. A.; LOPES, R. A. Avaliação da cobertura do solo e métodos de irrigação na produção de melancia. Londrina, 2009. Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/download/.../2244. Acesso em 10 de março de 2016.

RIBEIRO, A. C.; GUIMARÃES, P. T. G.; ALVAREZ V., V. H. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª aproximação. Comissão de Fertilidade do solo do Estado de Minas Gerais, Viçosa, 1999. 359 p.

SERAFIM, E. C. da S.; GRANGEIRO, L. C.; ESPINOLA SOBRINHO, J.; NEGREIROS, M. Z. de; DANTAS, M.S.M. et al. Acúmulo e exportação de nutrientes em melancia cultivada sob proteção de agrotêxtil. Revista Agropecuária Científica no Semiárido, v.11, n.1, p.136-144, 2015.

SILVA, D. R. M. Aspectos vegetativos e reprodutivos para a cultura da melancia sobdiferentes coberturas de solo e níveis de irrigação em Teresina – PI. Revista Agropecuária Científica no Semiárido, v. 10, n. 2, p. 96-103, 2014.

TEÓFILO, T. M. S. Interferência de plantas daninhas no crescimento e na eficiência de uso da água na cultura do meloeiro nos sistemas de plantio direto e convencional. 2009. In: SILVA, D. R. M. Aspectos vegetativos e reprodutivos para a cultura da melancia sob diferentes coberturas de solo e níveis de irrigação em Teresina – PI. Revista Agropecuária Científica no Semiárido, v. 10, n. 2, p. 96-103, 2014.

Published

2017-02-26

How to Cite

Lambert, R. A., Barro, L. S., Carmo, K. S. G. do, Oliveira, A. M. da S. de, & Borges, A. A. (2017). MULCHING É UMA OPÇÃO PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DA MELANCIA. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL, 4(1), 53–57. https://doi.org/10.32404/rean.v4i1.1184