PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR CORRELACIONADA COM O TEOR DE FÓSFORO EM MATO GROSSO DO SUL
Visualizações: 579DOI:
https://doi.org/10.32404/rean.v1i1.224Resumo
A caracterização da variabilidade espacial de atributos envolvidos nos sistemas de produção é fundamental para o planejamento estratégico do setor sucroenergético brasileiro. Assim, o objetivo foi avaliar a correlação espacial e linear entre os atributos da composição tecnológica da cana-de-açúcar correlacionados com o teor de fosfóro de um Latossolo Vermelho distroférrico, no município de Rio Brilhante, MS. Foi instalada uma malha geoestatística, para a coleta de dados do solo e planta, com 80 pontos amostrais, numa área de 80 ha. A análise de regressão linear indicou que a variabilidade da produtividade da cana-de-açúcar (t ha-1) pode ser explicada pelo teor de fósforo disponível do solo. A análise dos semivarigromas cruzados para os componentes de produção indicou que variável atributo de planta açúcares totais recuperáveis pôde ser estimada por meio da técnica de co-krigagem em função do teor de fósforo do solo. Assim, valores superiores a 23 mg dm-3 desse atributo do solo indicaram sítios com as mais elevadas produtividades da cultura da cana-de-açúcar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos artigos e, portanto, são livres para compartilhar, copiar, distribuir, executar e comunicar publicamente o trabalho sob as seguintes condições:
Reconheça os créditos do trabalho da maneira especificada pelo autor ou licenciante (mas não de uma maneira que sugira que você tenha o apoio deles ou que eles apoiem o uso do trabalho deles).
JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE - Revista de Agricultura Neotropical (ISSN 2358-6303) está sob licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-grossense (CEDESU), da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC) conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas e favorece e permite a sua reutilização sob a licença supracitada.
------------
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.