Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista BARBAQUÁ?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os manuscritos serão submetidos através do sistema on-line (http://http://periodicosonline.uems.br/index.php/REB/). Pede-se que, ao submeter o manuscrito, o autor indique dois possíveis consultores científicos (Nome, Instituição e e-mail), bem como a justificativa para indicação destes nomes. A revista se reserva ao direito de encaminhar ou não para os consultores indicados pelo autor.

A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) assim como das figuras é de responsabilidade dos autores e será considerada como um critério de avaliação pelos consultores.

O texto será formatado para o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda de 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título, em modo justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5.

O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado. Deve dar uma ideia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível. Um título abreviado deve ser fornecido para impressão no cabeçalho das páginas.

Cada artigo deverá ser acompanhado de um resumo em português, com versão em inglês. O Resumo e Abstract devem ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, os métodos, os resultados, o público atendido e as conclusões do trabalho. Deverá ser iniciada imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. Deve ser redigido em um único parágrafo e sem recuo.

Logo após o Resumo e o Abstract, deverão ser listadas pelo menos três e no máximo cinco Palavras-chave Key Words, expressões em português/inglês relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto” e que não devem estar presentes no TÍTULO.

Os artigos e os relatos de experiência devem ser constituídos pelas seguintes seções: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Agradecimentos (principalmente quando houver órgão de financiamento envolvido) e Referências (apenas com trabalhos mencionados no texto. Os subtítulos supracitados deverão estar em negrito, com apenas a primeira letra em maiúsculo.

As referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023), ordenadas alfabética e cronologicamente.

Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados.

No corpo do trabalho, as referências deverão aparecer da seguinte forma: Silva (1960) ou (SILVA, 1960), Silva (1960, 1973), Silva (1960a, b) Silva & Pereira (1980) ou (SILVA & PEREIRA 1980), Silva et al. (1985) ou (SILVA et al. 1985), (SILVA 1960; PEREIRA & SILVA 1988; PEREIRA et al. 1990; SOUZA 1991). Devem ser evitadas referências a dados não publicados ou em fase de publicação, sendo sua necessidade avaliada pelo editor associado.

 

Adotar o formato apresentado nos seguintes exemplos:

ARAKAKI, S. Dourados: memórias e representações de 1964. Dourados-MS: Ed. UEMS,  2008. 156p.

GAMBELLI, L.; GRESSLER, O. “2000 Fatores determinantes da germinação do trigo.” In: Congresso Brasileiro de Sementes, 28., 2000. Mato Grosso. Resumos. Mato Grosso: Associação Brasileira de Produtores de Sementes, p. 43.

FRIGERI, M.; MONTEIRO, M. S. A. Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Estudos de Sociologia, Araraquara, v.19, n.37, p.299-315, 2014. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/estudos>. Acesso em: 5 mar. 2016.

NETO, A. C.; CASTRO, A. M. D. A pós-graduação como espaço de produção do conhecimento: uma reflexão sobre a Área de Educação. In: CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. Educação Superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p.201 - 230.

As figuras e as tabelas devem ser nomeadas por extenso (Figura 1, Tabela 1) e numerados por algarismos arábicos. Consideram-se os mapas, as fotos e os gráficos como figuras. A legenda da figura deve ser posicionada em sua porção inferior, enquanto a tabela apresenta legenda na porção superior.

As figuras e as tabelas devem ser utilizadas quando estritamente necessárias e devem ser produzidas de forma a serem claras e autoexplicativas, bem como suas legendas.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. No item Comentários para o Editor, indique dois possíveis consultores científicos (Nome, Instituição e e-mail), bem como a justificativa para indicação destes nomes. A revista se reserva ao direito de encaminhar ou não para os consultores indicados pelo autor.
  7. Plágio:  Não um conceito único ou um modelo de identificar e determinar o plágio, entretanto há uma série de estudos e discussões sobre esta prática. Para Ramos e Pimenta (2013, p.205) o “plágio se caracteriza pelo fato do agente assinar ou apresentar como sua uma obra intelectual que contenha a íntegra ou partes de uma obra que pertencente a outrem sem conferir-lhe créditos”.  Os autores destacam que no Brasil, plágio é crime. A subtração de propriedade intelectual é equiparada ao furto. Portanto, a Barbaquá passará todos os manuscritos enviados por programa de detecção de plágio. Caso seja constatado plágio (autoplágio ou intencional) os autores serão punidos: seu texto não será publicado e não poderão publicar na revista pelo período de 18 meses.

    RAMOS, F.S.; PIMENTA, M.A.A. Plágio, propriedade intelectual e produção acadêmica: uma discussão necessária. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v.8, n.2, p.204-218, 2013. Disponível: DOI: 10.5902/198136948982

 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.