Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo de texto (artigo, resumo, resumo expandido) está de acordo com o modelo (template) fornecido pela Revista Barbaquá, disponível em https://docs.google.com/document/d/195tl4d1Eal1J8cdh9muOcEDYpLl5U2YJ/edit?usp=sharing&ouid=113011404324213507029&rtpof=true&sd=true
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.
-
Plágio: Não um conceito único ou um modelo de identificar e determinar o plágio, entretanto há uma série de estudos e discussões sobre esta prática. Para Ramos e Pimenta (2013, p.205) o “plágio se caracteriza pelo fato do agente assinar ou apresentar como sua uma obra intelectual que contenha a íntegra ou partes de uma obra que pertencente a outrem sem conferir-lhe créditos”. Os autores destacam que no Brasil, plágio é crime. A subtração de propriedade intelectual é equiparada ao furto. Portanto, a Barbaquá passará todos os manuscritos enviados por programa de detecção de plágio. Caso seja constatado plágio (autoplágio ou intencional) os autores serão punidos: seu texto não será publicado e não poderão publicar na revista pelo período de 18 meses.
Referência:
RAMOS, F.S.; PIMENTA, M.A.A. Plágio, propriedade intelectual e produção acadêmica: uma discussão necessária. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v.8, n.2, p.204-218, 2013. Disponível: DOI: 10.5902/198136948982
Artigos
Artigos inéditos: textos originais com abordagens teórico-prática referentes à ação de extensão que contenham relatos de trabalhos concluídos ou com resultados relevantes, destacando o impacto da ação de extensão para a sociedade. Tais trabalhos deverão conter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 15 (quinze).
Relato de experiência
Relatos de experiência: trabalhos referentes às ações de extensão, quando o enfoque é o trabalho desenvolvido ou a forma de realizá-lo e não especificamente seu impacto social. Neste tipo de texto deve-se retratar a ação de extensão desenvolvida com abordagem autocrítica. Tais tipos de manuscritos devem conter entre 5 (cinco) e 10 (dez) páginas.
Artigo de Opinião
Artigos de opinião: Textos reflexivos e críticos com a finalidade de disseminar conhecimento de políticas e ações de extensão, compartilhar ponto de vista, ou defender uma causa. O texto é argumentativo e o autor deve usar fonte ou estudos confiáveis. Exige-se estilo formal e língua culta. Sugere-se a seguinte estrutura: introdução (problema ou tese), desenvolvimento (argumentos e justificativas) e conclusão (raciocínio argumentativo e o fechamento). Esse tipo de texto não pode ultrapassar 6 (seis) páginas.Resenhas
Resenhas de livros e revistas recentemente publicados: resenhas críticas de livros e revistas desenvolvidos na área, publicados nos últimos três anos (tendo como ano de referência, a data da submissão). Tais textos devem ter, no máximo, 3 (três) páginas.Declaração de Direito Autoral

A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.