O lugar da cultura na educação: desafios para a extensão universitária brasileira

Visualizações: 1055

Autores

  • Elias Evangelista Gomes Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o lugar da cultura no âmbito da educação superior brasileira. Mais especificamente, sem exaurir a discussão, busca-se refletir acerca de alguns aspectos de quatro desafios para a extensão universitária. A partir da experiência do autor na gestão de cultura de uma instituição pública e em fóruns de pró-reitores de extensão, abordam-se certas tensões e problemáticas que envolvem a localização da cultura no âmbito dos órgãos executivos; os gostos culturais; os espaços e os equipamentos para difusão das artes; e o pessoal da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Evangelista Gomes, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutor em Educação, na área de Sociologia da Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado e bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão com a formação de professores e para gestores de políticas públicas. É coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Ciências Sociais). Trabalha com sociologia da educação e sociologia da cultura. Pesquisa as estratégias de socialização e as práticas de ensino com o foco nas interdependências dos processos educacionais e culturais na escola, religião, mídia e política, especialmente no que tange aos marcadores sociais da diferença, dentre eles, juventude, sexualidade, raça e etnia e religiosidade. Está coordenador de Cultura do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas Brasileiras (Nacional e Regional Sudeste) e da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). É professor e coordena o curso de ciências sociais e do Laboratório de Educação e Cultura (LEC - Unifal-MG).

Referências

DURAND, José Carlos. Política cultural e economia da cultura. Cotia, SP: Ateliê Editorial; São Paulo: Edições Sesc SP, 2013.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: Proex – UFMG, 2000.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Gomes, E. E. (2017). O lugar da cultura na educação: desafios para a extensão universitária brasileira. BARBAQUÁ, 1(1), 33–40. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1550

Edição

Seção

Artigos