Núcleo de ensino de Línguas: compromisso com a demanda social e formação de professores e pesquisadores
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Este artigo, que integra o número introdutório da Revista Barbaquá de Extensão e Cultura, objetiva apresentar o Projeto de Extensão “Núcleo de Ensino de Línguas” (NEL), vigente desde o ano de 2013 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. O NEL foi pensado e concebido por professores efetivos da área de Letras, com larga experiência no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras – inglês, espanhol e francês –, tendo duas principais justificativas. Primeiramente, constatou-se a ausência de um projeto, nesta Universidade, voltado para uma demanda social crescente por cursos de línguas estrangeiras, a exemplo do que ocorre em Instituições de Ensino Superior em nível local e nacional. Nesse sentido, a realização do projeto também visa a contribuir para o papel de protagonismo da UEMS no que se refere à produção e circulação do conhecimento no estado de Mato Grosso do Sul. A criação do projeto também foi motivada pela oportunidade de iniciar jovens professores, acadêmicos da UEMS, nas atividades de ensino e pesquisa, constituindo-se, desse modo, um laboratório de experiências didáticas e de pesquisa, no âmbito dos projetos desenvolvidos no curso de Letras da UEMS de Campo Grande. Na Introdução, são expostos o histórico do projeto e seu funcionamento; na seção Métodos, são apresentados seus fundamentos teóricos e metodológicos, seguidos dos Resultados, que fornecem dados estatísticos sobre o impacto do NEL na comunidade interna e externa. Enfim, um espaço é reservado para discutir os desdobramentos futuros do projeto.
COMPROMISSO COM A DEMANDA SOCIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESQUISADORES
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