O museu histórico cultura de Amambai “José Alves Cavalheiro”: instrumento de aprendizagem e espaço de saberes
Visualizações: 538Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar que o mu- seu pode ser além de um espaço da memória e da cultura, um lugar para novas aprendizagens, um espaço educativo cujos conteúdos se projetam no tempo que permeiam as relações sociais entre as diversas gerações de cidadãos que contribuíram para com a formação social, econômica e política da sociedade local. A ideia, portanto, é aprofundar a reflexão sobre esta questão a partir da historici- dade da formação do acervo que deu origem ao Museu Histórico Cultura de Amambai “José Alves Cavalheiro”, localizado na cidade de Amambai e dos resultados das atividades de extensão desenvolvidas por professores e acadêmicos dos Cursos de História e Ciência Sociais, da Unidade Univer- sitária de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, enfatizando também a im- portância do acervo para as identidades individuais e coletivas.
Downloads
Referências
AMAMBAI NOTÍCIAS. A vida de José Alves Cavalheiro é tema de palestra na escola Cel. Felipe de Brum. Disponível em: <http://www.amambainoticias.com.br/cidades/a-vida-de-jose-alves-cavalheiro-e-tema-de-palestra-na-escola-cel-felipe-de-brum>. Acesso em: 9 out de 2016.
AMAMBAI NOTÍCIAS. Você conhece o museu de Amambai. 20/05/2013. Disponível em: <http://www.amambainoticias.com.br/educacao-e-cultura/voce-conhece-o-museu-de-amambai>. Acesso em 10 out de 2016.
BELLOTTO, H. L.; CAMARGO, A. M. A. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação de Arquivistas Brasileiros, 1996.
COBRA, M. J. T. Pequeno dicionário de conservação e restauração de livros e documentos. Brasília: Edições Cobra Pages, 2003.
COSTA. Evanise Pascoa; Princípios básicos da museologia - Curitiba: Coordenação do Sistema Estadual de Museus/ Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 100p.
DIMITROV. Eduardo; GOLDSTEIN. Ilana Seltzer ; FRANÇOZO. Mariana. A experiência do museu é a de se deslocar: entrevista com Benoît de L’Estoile. Revista de Antropologia e Arte, vol. 01, nº 03: Unicamp, junho de 2011.
FACHIN, Viviane Scalon. Notas sobre a administração do Museu Histórico Cultural “José Alves Cavalheiro”. Jornal Gazeta Educação, 2017.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os Museus e as Cidades. IN: ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, pp. 171-186.
OLIVEIRA, Genoveva. O museu como um instrumento de reflexão social. Revista MIDAS [Online], 2, 2013. Disponível em: <http://midas.revues.org/222; DOI: 10.4000/midas.222>. Acesso em 12 de março de 2016.
RODRIGUES, Marinete Aparecida Zacharias. O Museu José Alves Cavalheiro e a preservação do patrimônio histórico-cultural em Amambai. Jornal Gazeta Educação, 2015.
SUANO, Marlene. O que é Museu? São Paulo: Brasiliense, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.