O museu histórico cultura de Amambai “José Alves Cavalheiro”: instrumento de aprendizagem e espaço de saberes

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Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar que o mu- seu pode ser além de um espaço da memória e da cultura, um lugar para novas aprendizagens, um espaço educativo cujos conteúdos se projetam no tempo que permeiam as relações sociais entre as diversas gerações de cidadãos que contribuíram para com a formação social, econômica e política da sociedade local. A ideia, portanto, é aprofundar a reflexão sobre esta questão a partir da historici- dade da formação do acervo que deu origem ao Museu Histórico Cultura de Amambai “José Alves Cavalheiro”, localizado na cidade de Amambai e dos resultados das atividades de extensão desenvolvidas por professores e acadêmicos dos Cursos de História e Ciência Sociais, da Unidade Univer- sitária de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, enfatizando também a im- portância do acervo para as identidades individuais e coletivas.

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Biografia do Autor

Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História -Profhistória; Profa Curso de História; Doutora em História Social pela USP e Mestre em História e Sociedade pela UNESP. Lider do Grupo de Pesquisa Estudos da memória, patrimonio cultural e natural e ensino de história.

Viviane Scalon Fachin (in memoriam), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Foi Gerente da Unidade Universitária de Amambai/UEMS e professora no Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhis- tória e dos Curso de História e Ciências Sociais/UEMS/U.U. Amambai (in memoriam).

Adriany dos Santos Martiniano Borges, UEMS/U.U. Amambai.

Acadêmica no Curso de História/UEMS/U.U. Amambai.

Referências

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Rodrigues, M. A. Z., Fachin (in memoriam), V. S., & Borges, A. dos S. M. (2020). O museu histórico cultura de Amambai “José Alves Cavalheiro”: instrumento de aprendizagem e espaço de saberes. BARBAQUÁ, 1(2), 7–15. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1658

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Artigos