Proficiência em língua estrangeira no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – campus Mossoró

Visualizações: 529

Autores

Resumo

Com a perspectiva de atender a comunidade acadêmica interna e externa ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró, em 2016, foi aprovada a regulamentação da oferta da Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol). O objetivo desta atividade de extensão é atender a demanda de estudantes de pós--graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que necessitem comprovar a aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira em seus respectivos Programas de Pós-Graduação. Em 2017, foram realizadas 3 (três) edições do exame, oportunizando um total de 348 certificações em proficiência em leitura em língua estrangeira (190 em inglês e 158 em espanhol) através do Núcleo de Línguas (NUPEL). Nossos dados expressam a existência de uma demanda constante ao longo do ano por parte do público atendido, mestrandos e doutorandos oriundos tanto do Rio Grande do Norte, quanto do Ceará e da Paraíba, predominantemente. Concluímos que esta atividade de extensão deve ser consolidada com um calendário de realização do exame que contemple pelo menos 3 (três) edições anuais, devido à frequente procura por parte da comunidade acadêmica que necessita fazer uso desse instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-Doutor em Ciências da Educação, na especialidade em Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (UM). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, polo Mossoró (PROFEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, associação entre UFERSA, UERN e IFRN (POSENSINO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3773118523077604

Geraldo Máximo da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Ensino pelo POSENSINO, associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor de Inglês do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró. Coordenador do Núcleo de Línguas do IFRN campus Mossoró (NUPEL).

Referências

DUDLEY-EVANS, A.; ST. JOHN, A. M. Developments in ESP: A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

GUERRA, W. T. Ensino de inglês para fins específicos e multiletramentos na oferta técnica da escola pública. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN, UFERSA, IFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2017.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: A Learning Centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

RAMOS, R. DE C. G. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. In: KRZANOWSKI, M. (Ed.). ESP and EAP in Developing and in Least Developing Countries. IATEFL, 2008. p. 68-83.

ROBINSON, P. ESP today: a practitioner’s guide. Hemel Hempstead: Prentice Hall. 1991. 146 p.

SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 36, p. 11-22, jul./dez. 2000.

SILVA, G. M.; VARELA, A. N. D. C.; LIMA, M. T.; LIMA, S. C. Núcleo de Línguas do IFRN Campus Mossoró NUPEL / MO. Revista Diálogos da Extensão, v. 1, p. 55-58, 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/DIALOGOS/article/view/3905/1289> Acesso em: 14 jun. 2018.

VIAN JR., O. Inglês instrumental, inglês para negócios e inglês instrumental para negócios. In: DELTA [online]. 1999, vol.15, p.437-457.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Lima, S. de C., & Silva, G. M. da. (2020). Proficiência em língua estrangeira no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – campus Mossoró. BARBAQUÁ, 1(2), 16–22. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/2961

Edição

Seção

Artigos