Internacionalização como prática local: explorando conceitos e tendências no contexto educacional

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Resumo

A internacionalização representa um conceito que tem recebido cada vez mais destaque nas políticas e agendas do ensino superior. Este termo requer aprofundamentos e teorizações, sobretudo, problematizações que vão além do aspecto mobilidade acadêmica ao se conceber significados mais amplos sobre esta questão. Neste sentido, este artigo tem por objetivo discutir e situar o leitor sobre as tendências e conceitos relacionados ao conceito de internacionalização em um contexto mundial, além de refletir tais aspectos no contexto brasileiro. Neste artigo também será explorado o aspecto de internacionalização como prática local ou internacionalização em casa, apontando para estratégias de implementação de ações que contemplem tal aspecto, seus conceitos, formas de abordagem e como este tipo de ação é desenvolvido no curso de medicina da UEMS, por meio dos English Clubs e English for Medical Purposes. Como conclusões finais, podemos inferir que muitos países e universidades tem procurado inserir a internacionalização no seu contexto educacional, porém há muitos lugares e instituições que necessitam de mais incentivo, para implementá-la de forma concreta.

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Biografia do Autor

Vitor Souza Vergara, Universidade Estadual de mato Grosso do Sul

Acadêmico do curso de medicina, bolsista PIBEX UEMS, integrante do núcleo de pesquisa em línguistica aplicada.

Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutor pelo programa de PhD in Urban Education da City University of New York - Estados Unidos. Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba - Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra. Atualmente é professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina e Assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil- Biênio 2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador cinco vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização. 

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Vergara, V. S., & Maciel, R. F. (2020). Internacionalização como prática local: explorando conceitos e tendências no contexto educacional. BARBAQUÁ, 1(2), 36–48. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/3732

Edição

Seção

Artigos