Tabagismo: sensibilizando acadêmicos e usuários da rede pública de saúde

Visualizações: 594

Autores

  • Tânia Gisela Biberg-Salum UEMS https://orcid.org/0000-0003-3317-2848
  • Ana Caroline Blanc Carreiro UNIDERP
  • Ana Carolina Vianna Alvarenga
  • Ana Laura Melo Teixeira Spengler USP
  • Ana Maria Campos Marques UEMS

Resumo

Durante o internato do Curso de Medicina, no âmbito da Atenção Primária, acadêmicos e preceptores foram sensibilizados pelo problema do tabagismo. Desenvolveram, por essa motivação, uma atividade na área adstrita da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Iracy Coelho em Campo Grande – MS, envolvendo o Centro de Referência e Assistência Social e a Escola Estadual da área. A programação teve por objetivo informar e sensibilizar a população sobre os riscos e malefícios causados pelo hábito de fumar e envolveu uma ação constante por meio da exposição de cartazes, disponibilização de caixa para descarte de cigarros e entrega de convites para a população comparecer na UBSF no Dia Mundial Sem Tabaco. Neste dia, promoveu-se apresentação de vídeo e caminhada por um túnel em forma de cigarro que ressaltavam os malefícios do tabagismo, além da realização do teste do nível de dependência a nicotina para os fumantes que o desejassem. Participaram da ação 144 moradores da área (59,7% do total de convidados), sendo 25 encaminhados ao serviço de tratamento do tabagismo. Concluiu-se que a proposta de trabalho foi inovadora, pois, mobilizou a equipe de saúde despertando seu papel como modelo junto à comunidade, a qual passou a conhecer a rede de apoio à cessação do tabagismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Gisela Biberg-Salum, UEMS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), Mestrado em Ciências com enfoque em Oftalmologia [Rib.Preto] pela Universidade de São Paulo (2012) e Doutorado em Ciências com enfoque em Oftalmologia [Rib.Preto] pela Universidade de São Paulo (2015). É especialista em Formação Docente para o Ensino Superior e possui MBA em Gestão de Cooperativas na área da saúde pela FGV. Atualmente é docente do Curso de Medicina da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Tem experiência clínica na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia e atua como pesquisadora nos seguintes temas: educação médica, interação ensino-serviço-comunidade, saúde indígena, oftalmologia.

Ana Caroline Blanc Carreiro, UNIDERP

Graduada em Medicina (Uniderp). Residência em clínica médica pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Socorrista do HRMS.

Ana Carolina Vianna Alvarenga

Especialista em medicina intensiva pela Universidade de São Paulo, coordenadora da UTI do Hospital do Coração do MS.

Ana Laura Melo Teixeira Spengler, USP

Médica. Especialista em Pediatria, alergia e imunologia pela USP.

Ana Maria Campos Marques, UEMS

Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS). Professora do curso de medicina da UEMS e da Universidade UNIDERP/ANHANGUERA.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Divisão Nacional de Educação em Saúde. Ação educativa: diretrizes. Anais. Brasília, Divisão Nacional de Educação em Saúde, 1981. p. 16 - 33.

______. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Plano de Implantação da Abordagem e Tratamento do Tabagismo na Rede SUS. Portaria GM/MS 1.035/04.

______. Ministério da Saúde. Portaria 571, de 5 de abril de 2004. Atualiza as diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do Sistema Único de saúde (SUS) e dá outras providências. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0571_05_04_2013.html>.Acesso em: 16 de abril de 2018.

FEUERWERKER L. Estratégias para a mudança da formação dos profissionais de saúde. Caderno de Currículo e Ensino 2001; 1 110-118.

GIL AR. Câncer de pulmão: inimigo a ser enfrentado. Prática Hospitalares. Disponível em:<http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2032/paginas/editorial%2032.html>.Acesso em 26 de novembro de 2011.

IBGE. Prevalência de Tabagismo no Brasil - Dados dos inquéritos epidemiológicos em capitais brasileiras. Brasil; 2007.

L’ABBATE S. Comunicação e Educação: uma prática de saúde. In: Merry, EE; Onocko R, org. Agir em Saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec; 1997, p. 267- 292.

MARINS, M. Comunicação e educação: processos interativos para a Promoção da saúde. Unirevista, PUCRS, 2003; 24, p. 58-60.

MARTIN, EC.; CATALDO, NA.; CHATKIN JM. O tabagismo e a formação médica. Rev. Bras. Educ. Med., 2003; 27,p. 177-83.

MATTOS, MHO.; SILVA, LA.; FRANKEN, RA. Tabagismo no currículo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Rev. Bras. Educ. Med. 2009, 33: 33-39.

NES. Educação em Saúde - Planejando as Ações Educativas (Teoria e Prática). Mato Grosso do Sul: Programa de Hanseníase da CVE; 1997.

RIBEIRO, LCM.; PEIXOTO, MKA.; WEIRCHI, CF.; RIBEIRO, JP.; Marinho, TA. Ações de Educação em Saúde no combate ao tabagismo: relato de experiência. Revista Ciência Cuidado e Saúde, 2011, 10,p. 345-352.

VALLA, VV.; CARVALHO, M.; ASSIS, M. Participação popular e os serviços de saúde: o controle social como exercício de cidadania. Revista de Saúde Coletiva, 2009; 19, p. 419-438.

World Health Organization (WHO). Report on the Global Tobacco Epidemic. Smoking - prevention and control; 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Biberg-Salum, T. G., Carreiro, A. C. B., Alvarenga, A. C. V., Spengler, A. L. M. T., & Marques, A. M. C. (2020). Tabagismo: sensibilizando acadêmicos e usuários da rede pública de saúde. BARBAQUÁ, 2(3), 33–42. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/3817

Edição

Seção

Relato de experiência