A educação ambiental como atividade interdisciplinar em escolas do ensino fundamental
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A Educação Ambiental pode ser implementada no ensino básico de forma interdisciplinar, não como disciplina específica, mas incorporando-se as demais disciplinas e integrando-se a elas. Atualmente, o tema Água é motivo de preocupação e discussões em níveis mundiais, pela sua importância e por ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, por isso há uma ideia de reflexão sobre a importância da água e sobre as formas de utilizá-la de modo mais racional. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi de obter a sensibilização destes alunos, a partir da Educação Ambiental interdisciplinarmente, por meio de atividades ambientais práticas, desenhos, jogos, atividades lúdicas e escritas, entre outros, e dessa forma, propor uma mudança cultural, trabalhada desde o Ensino Fundamental I. A realização deste projeto ocorreu na cidade de Palotina, região noroeste do Estado do Paraná, na Escola Municipal Vale Verde, com a turma do 5° ano do Ensino Fundamental. O projeto contou com quatro atividades/aulas práticas e uma avaliação final escrita visando estimar os resultados do projeto. Durante as atividades, constatamos que a interação, participação e questionamentos aumentaram no decorrer do projeto. Na avaliação, observamos que as práticas de educação ambiental, trabalhadas como ferramenta pedagógica, pôde servir como facilitadora da aprendizagem, auxiliando o processo de assimilação do conteúdo, o que sugere à necessidade de se elaborar mais projetos interdisciplinares a partir da Educação Ambiental, e que, portanto, ações como essas precisam ser realizadas para que a qualidade e a sustentabilidade dos recursos naturais, como a água, sejam preservadas.
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