A educação ambiental como atividade interdisciplinar em escolas do ensino fundamental

Visualizações: 703

Autores

  • Robson Marani Simões Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Mundo Novo Universidade Federal do Paraná

Resumo

A Educação Ambiental pode ser implementada no ensino básico de forma interdisciplinar, não como disciplina específica, mas incorporando-se as demais disciplinas e integrando-se a elas. Atualmente, o tema Água é motivo de preocupação e discussões em níveis mundiais, pela sua importância e por ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, por isso há uma ideia de reflexão sobre a importância da água e sobre as formas de utilizá-la de modo mais racional. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi de obter a sensibilização destes alunos, a partir da Educação Ambiental interdisciplinarmente, por meio de atividades ambientais práticas, desenhos, jogos, atividades lúdicas e escritas, entre outros, e dessa forma, propor uma mudança cultural, trabalhada desde o Ensino Fundamental I. A realização deste projeto ocorreu na cidade de Palotina, região noroeste do Estado do Paraná, na Escola Municipal Vale Verde, com a turma do 5° ano do Ensino Fundamental. O projeto contou com quatro atividades/aulas práticas e uma avaliação final escrita visando estimar os resultados do projeto. Durante as atividades, constatamos que a interação, participação e questionamentos aumentaram no decorrer do projeto. Na avaliação, observamos que as práticas de educação ambiental, trabalhadas como ferramenta pedagógica, pôde servir como facilitadora da aprendizagem, auxiliando o processo de assimilação do conteúdo, o que sugere à necessidade de se elaborar mais projetos interdisciplinares a partir da Educação Ambiental, e que, portanto, ações como essas precisam ser realizadas para que a qualidade e a sustentabilidade dos recursos naturais, como a água, sejam preservadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Marani Simões, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Mundo Novo Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Agronomia - UEMS, área de Concentração: Sustentabilidade na Agricultura. 

Pós Graduação em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista - UNIP.

Referências

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano. 2003.

BONOTTO, D. M. B.; CARVALHO, M. B. S. S. Educação Ambiental e valores na escola: buscando espaços, investindo em novos tempos. São Paulo: Cultura Acadêmica, p.175, 2016.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília. 2010.

CAZOTO, J.; TOZONI-REIS, M. F. de C. Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental. In: Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 575-582, 2008.

DEMOLY, K. R. A. SANTOS, J. S. B. Aprendizagem, educação ambiental e escola: modos de agir na experiência de estudantes e professors. Ambiente e Sociedade. 2018.

FRACALANZA, H. “As pesquisas sobre educação ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminaries”. In: TAGLIEBER, J.E.; GUERRA, A.F.S. (org.) Pesquisa em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões. I Colóquio de Pesquisadores em EA. Pelotas: Ed. Universitária/UFPEL, 2004.

GANGORRA, A. Experimento sobre erosão do solo. O espaço da Geografia, 2013. Disponível em: http://profalexandregangorra.blogspot.com/2013/05/experimento-sobre-erosao-do-solo.html. Acesso em: 8 mar. 2014.

IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em 08 mar. 2014.

LOUREDO, P. Preservação da Água no Brasil. Canal do Educador, 2013. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/Agua.htm. Acesso em: 07 mar. 2014.

MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. 3. Ed. São Paulo : Casa do Psicólogo, 1994.

MARIANA, A. Aprender ciências ensinando. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aprender-ciencias-ensinando.htm. Acesso em: 07 mar. 2014.

MEDEIROS, A. B. “A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais”. In: Revista Faculdade Montes Belos, São Luís de Montes Belos, v. 4, n. 1, p.01- 17, nov. 2011. Trimestrais. Disponível em: http://revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/view/30/26. Acesso em: 01 mai. 2020.

PALOTINA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palotina . Acesso em: 23 mar. 2014.

PIAGET, J. Biologia e Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1996.

PREZI PROGRAM. 2012. Disponível em: prezi.com. Acesso em: 08 mar. 2014.

QUADROS, M. L. A água como tema gerador do conhecimento químico. Química Nova na Escola. n. 20, p. 23-31, 2004.

REIGOTA. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, p. 33-66, 2007.

RIBEIRO, M. S. L.; PROFETA, A. C. N. A. Programas de educação ambiental no ensino infantil em Palmeiras de Goiás: novos paradigmas para uma sociedade responsável. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande do Sul, v.13, p.18-31 jun./dez. 2004. Disponível em: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol13/art8.pdf. Acesso em: 08 mar. 2014.

ROSSI, M. Projeto ambiental faz escola reduzir o consumo de água em quase 60%. Portal G1 Santos. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/03/projeto-ambiental-faz-escola-reduzir-o-consumo-de-agua-em-quase-60.html. Acesso em: 22 mar. 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Simões, R. M. (2020). A educação ambiental como atividade interdisciplinar em escolas do ensino fundamental. BARBAQUÁ, 2(4), 63–77. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/5067

Edição

Seção

Relato de experiência