Teatro com e a partir da comunidade: relato de experiência de uma prática teatral com dependentes químicos
Visualizações: 364Resumo
Este relato de experiência constitui um registro reflexivo de uma prática extensionista em Teatro realizada com a graduação de Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/IFAC/UFOP), abrangendo o registro de uma prática, estudo e reflexões acerca do Teatro Comunidade em uma clínica para homens dependentes químicos e/ou alcoólicos em recuperação, apresentando desdobramentos e conexões de uma prática teatral a partir da natureza do seu público.
Downloads
Referências
ARTETERAPIA. Blog naturologia é vida. Disponível em: https://naturologiaevida.wordpress.com/terapias/arteterapia/. Acesso em: 17 mar. 2021.
BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
CAPECCHI, M. C. V. de M.; GOMES, V. M. S.; MARQUES, M. Por uma didática mediada pela sensibilidade: no caminho de um ser professor. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 690-709, dez. 2017.
CRUZ, J. C. Entre o ritual e a arte. Urdimento, v. 1, n. 10, 2008.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.
VALLADARES, A. C. A. et al. “Arteterapia: criatividade, arte e saúde mental com pacientes adictos”. In: JORNADA GOIANA DE ARTETERAPIA, 2., 2008, Goiânia. Anais. Goiânia: FEN/UFG/ABCA, 2008.
VIGANÓ, S. S. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.
WEINREB, M. E.; WOSIACK, R. M. R. Arteterapia instrumento de transformação social. [Projeto de extensão]. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Emerson de Paula, Larissa Garcia Oliveira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.