Teatro com e a partir da comunidade: relato de experiência de uma prática teatral com dependentes químicos

Autores

Resumo

Este relato de experiência constitui um registro reflexivo de uma prática  extensionista em Teatro realizada com a graduação de Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/IFAC/UFOP), abrangendo o registro de uma prática, estudo e reflexões acerca do Teatro Comunidade em uma clínica para homens dependentes químicos e/ou alcoólicos em recuperação, apresentando desdobramentos e conexões de uma prática teatral a partir da natureza do seu público.

Biografia do Autor

Emerson de Paula, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor em Estudos Literários - UNESP. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Campus Marco Zero – Macapá.

Larissa Garcia Oliveira Costa, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Licenciada e Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Empreendora Cultural. Gestora Cultural pelo IF Sul de Minas e Educadora Social pela Fábrica de Conquistas.

Referências

ARTETERAPIA. Blog naturologia é vida. Disponível em: https://naturologiaevida.wordpress.com/terapias/arteterapia/. Acesso em: 17 mar. 2021.

BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

CAPECCHI, M. C. V. de M.; GOMES, V. M. S.; MARQUES, M. Por uma didática mediada pela sensibilidade: no caminho de um ser professor. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 690-709, dez. 2017.

CRUZ, J. C. Entre o ritual e a arte. Urdimento, v. 1, n. 10, 2008.

KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.

VALLADARES, A. C. A. et al. “Arteterapia: criatividade, arte e saúde mental com pacientes adictos”. In: JORNADA GOIANA DE ARTETERAPIA, 2., 2008, Goiânia. Anais. Goiânia: FEN/UFG/ABCA, 2008.

VIGANÓ, S. S. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.

WEINREB, M. E.; WOSIACK, R. M. R. Arteterapia instrumento de transformação social. [Projeto de extensão]. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2012.

Downloads

Publicado

10/05/2021

Como Citar

Paula, E. de, & Costa, L. G. O. (2021). Teatro com e a partir da comunidade: relato de experiência de uma prática teatral com dependentes químicos. BARBAQUÁ, 3(5), 78–86. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/5097

Edição

Seção

Relato de experiência