O projeto “Mediação popular e orientação sobre direitos”: uma experiência de educação para o direito e empoderamento

Visualizações: 379

Autores

Resumo

O presente artigo tem como tema a proposta de intervenção do projeto extensionista Mediação Popular e Orientação Sobre Direitos junto à comunidade feirense. Apresenta como objetivo geral compreender como as atividades desenvolvidas pelo projeto estão inseridas na perspectiva de Educação em Direitos Humanos e de empoderamento social; e como objetivos específicos: fazer o levantamento de quais parcelas da população são mais atendidas pelo projeto, mapeando onde essas parcelas são encontradas na cartografia social em relação a sexo, raça/cor/etnia, escolaridade, renda e situação de emprego; e descrever as principais estratégias utilizadas pelo projeto e suas possíveis relações com os conceitos de educação em Direitos Humanos e de empoderamento. A pesquisa cujo resultado compõe este artigo é de abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Os dados foram produzidos a partir de uma análise de caso de cunho bibliográfico-documental, que levou em conta os registros produzidos pelo projeto durante três anos, de 2017 a 2019. Os resultados indicam que o projeto tem promovido a educação em Direitos Humanos e o empoderamento junto à comunidade atendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Silva Navarro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Direito Pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Integra o Grupo de Pesquisa em Criminologia. Compõe o quadro de pesquisadores associados à Rede de Estudos Empíricos em Direito. Foi bolsista, pela Universidade Estadual de Feira de Santana, do Projeto de Extensão Mediação Popular e Orientação Sobre Direito.

Vanessa Mascarenhas Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialização em Direito do Trabalho pelo IBPEX. Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social na UFRB. Especialização em Direito Penal no Complexo Educacional Damásio de Jesus. Atualmente é professora substituta junto à Universidade Estadual de Feira de Santana e professora do curso de Direito da Faculdade Anísio Teixeira.

Referências

ALMEIDA, S. L. Racismo Estrutural. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen, 2019.

BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf. Acesso em: 15 de dezembro de 2019.

BERTH, J. Empoderamento. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen, 2019.

BEZERRA, T. T. B. A mediação transformadora como instrumento de promoção da autonomia dos sujeitos: um diálogo com a experiência do Juspopuli no município de Feira de Santana-BA. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em ciências Juridicas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Agência de Notícias IBGE, 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18282-populacao-chega-a-205-5-milhoes-com-menos-brancos-e-mais-pardos-e-pretos. Acesso em 11/02/2020.

LYRA FILHO, R. O que é Direito. Vol. 62. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.

NASCIMENTO, V. C. Mediação comunitária como meio de efetivação da democracia participativa. Âmbito Jurídico, Dez. 2010. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-processual-civil/mediacao-comunitaria-como-meio-de-efetivacao-da-democracia-participativa/. Acesso em: 31/05/2020.

SIMÕES, I.; LELIS, R. Mediação de Conflitos e Relações de Trabalho In: VELOSO. Marília Lomanto; AMORIM. Simone; LEONELLI. Vera (Org.). Mediação Popular: uma alternativa para a construção da justiça. 1. ed. Salvador, 2009, p.36-43.

SPENGLER, F. M. Fundamentos Políticos da Mediação Comunitária. Ijuí: Unijuí, 2012.

WARAT, L. A. A Ciência Jurídica e seus dois maridos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.

WARAT, L. A. O Ofício do Mediador. Florianópolis: Habitus, 2001. v.1.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Navarro, D. S., & Lima, V. M. (2020). O projeto “Mediação popular e orientação sobre direitos”: uma experiência de educação para o direito e empoderamento. BARBAQUÁ, 2(4), 47–62. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/5135

Edição

Seção

Artigos