Plante uma árvore e tenha uma sombra amiga

Autores

Resumo

Quando se está sob um sol escaldante, quem não procura uma sombra para estacionar o veículo ou um lugar para descansar embaixo de uma árvore? Além disso, todos gostam de apanhar frutos da própria árvore para comer, ou não? Então, por que não plantar? O objetivo deste trabalho é expor as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão “Plante uma árvore e tenha uma sombra amiga”. A área abrangida pelo projeto foi o entorno do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de Tangará da Serra – MT, o bairro Buritis e o Córrego Palmital. O projeto contou com parceria da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, na aquisição de mudas e maquinários para a limpeza da área. O plantio das mudas foi realizado por professores da universidade, em sua maioria, contadores, alunos, moradores e produtores do entorno do Córrego. O projeto teve início no ano de2016 e suas ações se estenderam até 2020. As ações realizadas já permitiram a colheita de frutos como caju, goiaba, pitanga e ingá no estacionamento da universidade, e a mudança do habitat, bem como maior conscientização dos moradores do entorno do Córrego Palmital. O projeto beneficiou diretamente em torno de 100 famílias e, indiretamente, 70 agricultores familiares que utilizam da água do córrego para as atividades de agricultura, além de promover melhoria na paisagem, conforto térmico e contribuir no bem viver dessas pessoas.

Biografia do Autor

Bethânia Batista Carneiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (em andamento - término em 2021). Especialização em Gestão Tributaria e Perícia Contábil pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso - UFMT (2020). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017).

Cleci Grzebieluckas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT (2006). Professora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus de Tangará da Serra MT, ministra aulas no Programa de Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP e nos cursos de Ciências Contábeis e Administração em Agronegócio. Possui experiência em contabilidade e administração e tem como temas de pesquisas: frutos nativos do cerrado, valoração ambiental, custos ambientais e análise econômica.

Josiane Silva Costa dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestra em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (2017). MBA Planejamento Tributário (2012). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Tangará da Serra-MT, no curso de Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas de Contabilidade Tributária I, Contabilidade Geral I e Trabalho de Conclusão de Curso I.

Magno Alves Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor em Ciências Empresariais pela UJAEN - Espanha e Universidade Autônoma de Assunção - UAA (2010). Mestrado em Administracion Y Finanzas pela Universidade de Extremadura (2003). Especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA (2001), Diploma de Estudos Avançados - DEA em Ciências Empresariais pela Universidade de Jaen - UJAEN - Espanha (2006). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tem experiência na área de Contabilidade Pública e Pericia Contábil.

Referências

AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO (AEM). Relatório-síntese da avaliação ecossistêmica do milênio: minuta final. 2003. Disponível em: https://www.millenniumassessment.org/documents/document.446.aspx.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.

CONHEÇA o projeto brasileiro que planta uma árvore para cada criança que nasce nas cidades participantes. Hypeness, 2015. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2015/06/conheca-o-projeto-brasileiro-que-planta-uma-arvore-para-cada-crianca-que-nasce-nas-cidades-participantes/. Acesso em: 29 jan. 2016.

KOZEL, S. Geopoética das paisagens: olhar, sentir e ouvir a “natureza”. Caderno de Geografia, v. 22, n. 37, 2012. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/3418. Acesso em: 29 nov. 2020.

NIFOSSI, V. S. Disposição a pagar pela recuperação e manutenção do bosque e do Córrego Palmital no bairro Buritis em Tangará da Serra – MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra, Mato Grosso, 2018.

OBERHERR, A. D.; COSTA V. M. F. Projeto Árvore da Vida para a preservação dos ambientes naturais. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 2, n. 2, p. 183-194, 2011.

PIVETTA, K. F. L.; SILVA FILHO, D. F. Arborização urbana. Boletim Acadêmico Série Arborização Urbana. Jaboticabal, SP: UNESP/FCAV/FUNEP, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/90233/mod_resource/content/1/arborizaourbana-unespjaboticabal-111215112201-phpapp01.pdf. Acesso em: 29 nov. 2020.

SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ARBORICULTURA. Benefícios das árvores. 2013. Disponível em: http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Benef%C3%ADcios-das-%C3%81rvores.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.

SPITZCOVSKY, D. Doze cidades que plantam uma árvore a cada bebê nascido. In: The Greenest Post. 2015. Disponível em: https://thegreenestpost.com/12-cidades-que-plantam-uma-arvore-a-cada-bebe-nascido/. Acesso em: 29 jan. 2016.

Downloads

Publicado

10/05/2021

Como Citar

da Silva, B. B. C., Grzebieluckas, C., dos Santos, J. S. C., & Ribeiro, M. A. (2021). Plante uma árvore e tenha uma sombra amiga. BARBAQUÁ, 3(5), 41–51. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/5562

Edição

Seção

Artigos