O projeto "Experimentoteca de Solos" para estudantes de ensino fundamental em Aquidauana - MS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.7710

Palabras clave:

Educação em solos, educação ambiental, oficinas ecopedagógicas

Resumen

Os conteúdos sobre o solo, geralmente, não são abordados de maneira satisfatória em escolas de Ensino Fundamental. Práticas de educação ambiental não formal podem minimizar tal impacto, utilizando metodologias de ensino-aprendizagem que auxiliem os professores e estudantes, como o uso de materiais didáticos interativos a respeito do solo. O objetivo deste trabalho foi popularizar o solo, por intermédio de oficinas interativas intituladas “Experimentoteca de Solos”, visando melhoria das estratégias de ensino. As atividades ocorreram em uma escola da rede privada de ensino em Aquidauana - MS. Oficinas foram aplicadas para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e foram apresentados miniexperimentos nas temáticas da ciência do solo: formação, composição, importância, degradação e conservação. Em relação à avaliação por parte do público, a observação visual, a comportamental e o envolvimento, bem como as respostas aos questionamentos, foram levados em consideração e registrados. Os resultados das oficinas foram positivos nas diferentes séries da rede básica de ensino, percebendo-se uma interatividade expressiva dos estudantes no transcorrer das atividades, permitindo avanços no conhecimento sobre o tema solo.

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Biografía del autor/a

Thiago Woiciechowski, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2009), Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2011), área de concentração: Manejo Sustentável de Recursos Florestais e Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2015), área de concentração: Conservação da Natureza. Atualmente é professor associado nível V na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Maracaju e coordenador adjunto do curso de Agronomia. Atua nas áreas de Conservação da Natureza, Solos e Nutrição Florestal, atuando especificamente nos temas: Serapilheira e Ciclagem de Nutrientes em Áreas Florestais; Educação e Popularização do Solo; Ecologia e Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de Mudas de Espécies Nativas do Cerrado.

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Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Woiciechowski, T. (2024). O projeto "Experimentoteca de Solos" para estudantes de ensino fundamental em Aquidauana - MS. BARBAQUÁ, 5(10), 67–81. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.7710